Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental denominado como “Janeiro Branco”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
O mês de janeiro remete ao início de um ciclo, é o primeiro dos doze meses do ano e, muitas vezes, é nele que as metas são traçadas para o novo período, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar. Desta forma, considera-se um mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a saúde mental.
A campanha este ano foi intitulada como “A Vida pede equilíbrio”. E diante de um tema muito propício para o momento atual, a coordenação do CAPS II e CAPS AD em Piumhi desenvolveu o projeto “Semana Branca” com todas as Unidades de Saúde, onde foi trabalhada a necessidade do equilíbrio pessoal e emocional, em especial com os agentes de Saúde visto que estes profissionais são responsáveis de irem ao território e fazerem as visitas, sendo os receptores das informações de todas as famílias atendidas nos PSFs.
Conforme informações da coordenadora do CAPS II e AD, Sandra Síris, como são os agentes que desenvolvem essas atividades diariamente eles devem estar com sua saúde mental em dia para assim saberem elaborar problemas e situações de conflito.
COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL
A coordenadora dá algumas dicas como: trabalhar o lado ‘sombra’ e investir no que a pessoa tem de melhor, ou seja, praticando o perdão, a gratidão, a solidariedade, o amor e a alegria de viver.
“Viver o aqui e o agora, não sofrer com antecipação e não alimentar mágoas também são alguns fatores que ajudarão a ter uma saúde mental equilibrada”, destacou Sandra.