O Campeonato Municipal de Futebol de Piumhi, que teve início em 02 de setembro e se estenderá até o final do ano, promete ser uma jornada emocionante para os amantes do esporte este ano. Este evento é realizado pela prefeitura, por meio do departamento municipal de Esportes. As 25 equipes participantes foram divididas em quatro chaves nas séries A e B.
Os jogos vêm acontecendo no Estádio Chico Alves (campo do Atlético) e no Campo Amâncio Cassini Neto (ginásio poliesportivo) aos sábados e domingos.
As equipes participantes da Série A são:
Chave A: Piumhi Tênis Clube, Lyon, Pátrimus e Cerrado.
Chave B: Arsenal, Barcelona, Monjolos e Portuguesa.
Já as equipes participantes da Série B:
Chave A: Unidos da Fé, Juventus, Red Bull, Liverpool e Roma.
Chave B: PTC Campestre, Everton, Aston Villa e Matsubara.
Chave C: Vila Agreny, Tottenham, Piumhiense e América.
Chave D: Palmeirinhas, Shalke 04, ACM FC e Bela Vista.
HOMENAGEM
Mais uma vez o departamento municipal de Esportes irá prestar diversas homenagens nessa edição com a entrega de troféus que recebem os nomes de importantes personalidades piumhienses do futebol:
O campeão da Série A receberá o troféu “Dona Maria Felício”, em homenagem à matriarca da tradicional família que contribuiu para o esporte em Piumhi por várias décadas como dirigentes do América Piumhiense.
O troféu de vice-campeão da Série A leva o nome de Carlos Leonel, o “Carlinhos Leonel”, um dos fundadores da Liga Municipal de Desportos de Piumhi e uma figura icônica no Atlético Piumhiense que tem ligação com time desde criança.
O goleiro menos vazado da Série A receberá o troféu “Eder Goleiro”, atleta da inesquecível equipe do América Piumhiense das décadas de 70 e 80, considerada uma das melhores de todos os tempos.
O artilheiro da Série A será agraciado com o troféu José Antônio de Camargo Júnior, “Juninho Boi”, um notável nome na história esportiva da cidade, que foi professor de Educação física, ex-diretor escolar e um dos fundadores da escolinha “Bola de Ouro” do Atlético Piumhiense.
O campeão da Série B levará o troféu com o nome de “Geraldo da Gráfica”, uma figura importante do Independente nos anos 70 e diretor-presidente do Bela Vista Futebol Clube, uma das mais tradicionais equipes de Piumhi.
O troféu de vice-campeão da série B terá como nome Rogério Marcelino Alves, advogado e filho de tradicional família da cidade, que foi aluno e atleta da base do Atlético Piumhiense no futebol de salão.
Para o goleiro menos vazado da Série B, o troféu terá o nome de Jorge Lúcio Arantes “Jorge Goleiro”, titular do incrível time do Atlético Piumhiense, campeão em 1980.
E por fim, o troféu de artilheiro da Série B homenageará Zenon Damasceno, o “Zenon do América”, que fez parte do ataque americano na conquista dos campeonatos de 1978 e 1979. Teve atuação decisiva na vitória sobre o Guarani de Divinópolis fazendo um dos gols da vitória americana.