CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO” É FINALIZADA COM PALESTRAS NA CÂMARA MUNICIPAL

Dentre as atividades realizadas na campanha “Setembro Amarelo”, a secretaria municipal de Saúde realizou um ciclo de palestras com o tema “Valorize a Vida”, na Câmara municipal na manhã de quarta-feira (28/09).

Estiveram presentes, a secretária municipal de Saúde Rosângela Guerra, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de diversos PSFs, além de profissionais da área e Equipe Núcleo Amplificado de Saúde da Família e Atenção Básica (ENASF-AB).

A abertura foi feita pela coordenadora do CAPS AD e CAPS II, a psicóloga, Sandra Síris, falou sobre como se deve viver com mais leveza, valorizando a vida, aceitando as circunstâncias como elas são e procurando ajuda com profissionais qualificados quando necessário.

Em seguida, a médica psiquiatra, Vanessa Viana, discorreu sobre “Prevenção ao suicídio”. Ela citou alguns casos de crianças e adolescentes que precisam de tratamento, como abordar a família desses pacientes e ainda sobre a importância do uso de medicamentos no momento certo. A psiquiatra respondeu a diversos questionamentos dos presentes sobre questões que ocorrem, diariamente, nas unidades de Saúde .

Ao final, foi feita a apresentação do Projeto “ADOLE SER” pelos psicólogos do ENASF-AB, que fundaram o programa, e que, recentemente, foi classificado, entre os três melhores de Minas Gerais, com premiação de experiência exitosa.

O projeto trabalha a saúde mental dos adolescentes nas escolas estaduais, João Menezes e Francisco de Paula Rebelo Horta, promovendo a autovalorização; melhorando a autoconfiança e autoestima; criando estratégias e possibilidades para lidar melhor com as frustrações; ressignificando seus sofrimentos; prevenindo crises de ansiedade e depressão; evitando o ato da autolesão não suicida nos adolescentes, entre outros, especificamente pós-pandemia, quando houve um aumento considerável da demanda para atendimento de adolescentes em sofrimento mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!