A secretaria municipal de Saúde dará início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2023 na próxima terça-feira (01/08). A campanha segue até o dia 29 de setembro e tem como iniciativa essencial priorizar a saúde e bem-estar dos cães e gatos, garantindo assim a proteção contra a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos.
Esse ano, a vacinação na zona rural, a campanha terá início a partir de terça-feira, com as equipes do setor de endemia, sendo que as localidades rurais visitadas serão anunciadas anteriormente nas emissoras de rádio locais todos os dias.
A imunização na zona urbana acontecerá em diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo praças, parques, postos de saúde e escolas em dois sábados de 08h às 16h. No dia 19 de agosto, serão disponibilizadas vacinas nos PSFs Bossuet Costa, João Guilherme “Tó” e Maria Rezende, na Praça João Gatti (Curumim), poliesportivo e Praça Padre Alberico.
Já no dia 16 de setembro, os pontos serão os seguintes: PSF Inhô Firmino, Parque de Exposições, PSF Sarah Vitória, escola municipal Deputado Eurípedes Craide, poliesportivo e Praça Padre Alberico.
Ressaltando que durante toda a campanha, haverá um ponto fixo de vacinação na Praça Padre Alberico, de segunda à sábado no horário de 08h às 16h.
Segundo o diretor do departamento de Vigilância em Saúde/Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, o principal objetivo é atingir o máximo de animais possível, oferecendo a vacina antirrábica de forma gratuita e acessível em todas as regiões do município, além do centro.
Além de promover a vacinação, a campanha também busca conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a raiva e os cuidados necessários com os animais de estimação.
A raiva é uma doença viral transmitida por animais infectados, sendo extremamente perigosa tanto para os pets quanto para os seres humanos. A vacinação antirrábica é a forma mais eficaz de prevenir a disseminação da doença e manter a cidade segura para todos.
Lembramos que a vacinação é restrita para cães e gatos acima de 3 meses de idade e na ocasião de fêmeas prenhes não serão vacinadas. A vacinação do animal é realizada somente nos pontos definidos, e em hipótese alguma serão fornecidas vacinas para os proprietários levarem para casa.
A equipe de Endemias conta com o apoio de todos os tutores e cidadãos para que juntos possam tornar a Campanha de Vacinação Antirrábica um grande sucesso e proteger a comunidade e os animais.
Cada dose aplicada é um passo importante na construção de uma cidade mais saudável e solidária.
Todas as exigências citadas são impostas pelo Ministério da Saúde e fiscalizadas pela Superintendência Regional de Saúde de Passos. Para desenvolver as atividades estarão empenhados a Equipe de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Imunização.
Mais informações na Vigilância em Saúde/setor de Endemias, na Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75, centro, ou pelo telefone (37) 3371-9255.