ALUNOS E ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO RECEBEM PREMIAÇÕES NA NOITE DE SEGUNDA, 26, NO ROTARY CLUB

Na última -feira (26/06), os integrantes do Rotary Club de Piumhi realizaram a cerimônia de entrega de certificados, troféus e brindes para os alunos e as escolas vencedoras do projeto “Cidadania e Meio Ambiente” e do primeiro concurso de redação com o tema “Imagine o Rotary”. Estiveram presentes, a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares junto às diretoras, vice-diretoras e professoras das escolas Coronel Fidelis, Josino Alvim, Dr. Avelino de Queiroz, Deputado Eurípedes Craide, Lourdes Ferraz, Ludgero Lima Arantes, Acácio da Costa Lopes, Dona Lidinha e Lindamar Martins (Penedos), além do colégio Losango. Na ocasião, todas as representantes das redes de ensino receberam certificado de participação.

Ambos os projetos foram realizados pelo Rotary Club em parceria com a secretaria municipal de Educação e o Sicoob Credialto e contou com a participação de alunos de onzes escolas públicas e particulares do município.

O concurso de redação foi realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental que produziram textos sobre o tema. Os vencedores foram:

1° Lugar – Aluno: João Miguel Faria Rocha

Escola: escola municipal Dr. Avelino de Queiroz

Professora: Cláudia Maria Araújo

2° Lugar – Aluno: Luiz Daniel Oliveira Lima

Escola: escola municipal Josino Alvim

Professora: Lorena Aparecida Ferreira de Almeida

3° Lugar – Aluna: Ana Beatriz Ribeiro de Oliveira

Escola: Colégio Losango de Piumhi

Professora: Bianca Ferreira de Paula

IMAGINE O ROTARY

O primeiro concurso de redação com o tema “Imagine o Rotary” tinha como objetivo principal estimular os estudantes do município a conhecer o Rotary, sua missão, atuação na comunidade e região, suas áreas de atuações e premiar aqueles que se destacassem na elaboração do texto sobre o tema apresentado. Poderiam se inscrever alunos matriculados no 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais, estadual e particulares de Piumhi.

PROJETO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

O projeto “Cidadania e Meio Ambiente” também idealizado pelo Rotary e secretaria de Educação, tinha como objetivo recolher a maior quantidade de tampinhas de pet e lacres de alumínio, sendo que o material recolhido foi pesado, e será utilizado para a compra de cadeiras de rodas para o banco de cadeiras de rodas da instituição, as quais são fornecidas às pessoas com necessidade de mobilidade temporária ou definitiva. A escola que arrecadasse maior quantidade desses recicláveis, seria a vencedora.

No total foram arrecadados 465,215kg de material, sendo 251,565kg de lacres e 213,650kg de tampinhas.

O resultado foi:

1º lugar: escola municipal Coronel Fidélis (148,61kg)

2º lugar: Colégio Losango (62,305kg)

3º lugar: escola municipal Josino Alvim (49,105kg)

A ideia do projeto teve como foco principal despertar nas novas gerações, através da educação, maior consciência e capacidade de encontrar meios de solucionar os problemas com o Meio Ambiente, a fim de preservar as nascentes, as florestas e o ar que respiram.

O tema: Educação Ambiental sugere um trabalho nas escolas voltado para a conscientização e reeducação da família e da comunidade, quanto à importância de cuidar do lixo de forma correta, com a separação de resíduos recicláveis.

O projeto visava ainda promover a interação entre escola-entidade-órgãos públicos-comunidade incentivando os educandos a fazer a coleta seletiva do lixo doméstico e escolar e compreender a importância do cuidado com o meio ambiente através de ações como essas.