Entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, os alunos de teatro da Casa da Cultura subirão ao palco para apresentar uma série de espetáculos gratuitos, marcando o encerramento do curso pelo segundo ano consecutivo. As apresentações prometem emocionar o público ao trazer reflexões sobre sentimentos humanos e valores essenciais, como solidariedade, amizade e perdão.
Neste ano, os espetáculos serão realizados por turmas, ampliando a diversidade de abordagens e temas. A expectativa é de que o público desfrute de uma programação rica e envolvente, com peças que estimulam tanto a imaginação quanto a reflexão.
Uma das grandes novidades desta edição é a estreia da turma infantojuvenil com o espetáculo inédito “Um Rei que Não Gostava de Música”. Criada pela arte-educadora e diretora Vivi Matos em parceria com os alunos de 9 a 14 anos, a peça foi especialmente desenvolvida para o público infantil, abordando questões importantes com sensibilidade e criatividade.
Para a aluna Maria Victoria de Paula Caetano Simões Aguiar, mais conhecida como Mavi, de 10 anos, que interpretará a personagem Aurora, uma princesa que não se deixa levar por sua posição na realeza, a peça promete encantar e divertir as crianças. “Estou na expectativa da estreia do espetáculo e acredito que o público vai amar, assim como eu já estou amando. O coração está batendo forte e garanto que essa apresentação será muito significativa e relevante. Esperamos que todos gostem”, conta a atriz mirim que fará a sua estreia no teatro com o espetáculo.
A turma da noite da Casa da Cultura enfrentará um desafio intrigante ao apresentar o espetáculo “A Casa dos Medos”, que mergulha nos temores mais profundos do subconsciente humano. A peça, fruto de um processo criativo coletivo liderado pela arte-educadora Vivi Matos, é inédita e promete provocar intensas reflexões sobre a complexidade da psique humana.
Para compor o espetáculo, os alunos participaram de um bate-papo com o psicólogo Thiago de Lima, que trouxe insights sobre os principais medos que rondam as mentes das pessoas. Além disso, o processo incluiu experimentações e pesquisas aprofundadas, permitindo que cada integrante do elenco contribuísse com suas perspectivas e vivências.
Para Lorena Alves Costa, de 19 anos, que é aluna de teatro da Casa da Cultura desde o ano passado e já fez participações em outras apresentações artísticas, a expectativa para a estreia é grande. “O espetáculo ‘A Casa dos Medos’ está sendo um grande trabalho em equipe. Tivemos muitas conversas, trocas de ideias e bastante aprendizado. A gente leu sobre o assunto, ouviu e interpretou músicas, então, eu estou bem feliz com o resultado que estamos tendo e espero que o público goste”.
Para o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, a apresentação de mais uma peça teatral da turma da noite, e agora com a estreia do primeiro espetáculo infantil, é fruto do trabalho que o setor vem realizando na gestão, movimentando culturalmente a cidade e dando a oportunidade para que a sociedade conheça grandes talentos no teatro. “Quem tem a ganhar com todo esse movimento que está se formando nas artes cênicas é o próprio município. Esse processo ajuda principalmente com a formação de público, fora todos os benefícios que o teatro traz para quem se desafia a estar diante de uma plateia”, ressalta.
Para Vivi Matos, atriz, diretora e arte-educadora da Casa da Cultura, o método de trabalhar com criação conjunta em obras inéditas, tem dado certo. Ela conta um pouco sobre esse processo e da sua expectativa para os espetáculos deste ano.
“Todo mundo é capaz de criar, de entrar no mundo das artes cênicas e descobrir suas potencialidades, às vezes na criação de uma coreografia que vai compor uma cena, na criação de um figurino, na elaboração de um roteiro, na escolha de uma música que vai dá toda a atmosfera de uma apresentação. Eu fico feliz quando vejo que os meus alunos estão estimulando a sua criatividade, se desafiando, saindo da zona de conforto. Isso tem um impacto positivo na autoestima deles. Tanto ‘Um Rei que não gostava de música’, quanto ‘A Casa dos Medos’, tem um pedacinho de cada um dos atores e atrizes que compõem os seus respectivos elencos”.
As peças acontecerão no Cine Victor Agresta gratuitamente.
O espetáculo “A Casa dos Medos” será encenado na segunda e na terça-feira, dias 25 e 26 de novembro, às 20 horas com a classificação para maiores de 16 anos.
Já “Um Rei que não gostava de música”, será no sábado e domingo, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 15 horas com a classificação infantil.
Créditos das fotos: Luka Almada