Devido às chuvas intensas, ocorridas em outubro de 2023, com ventos fortes, quedas de árvores e enxurradas, algumas praças da cidade ficaram comprometidas. Por priorizar a preservação, sobretudo das nossas praças, entre elas a Praça Doutor Avelino de Queiroz – que é um complexo urbano e faz parte dos bens culturais tombados do município de Piumhi – foi necessário o investimento na melhoria destes espaços, visando a conservação e a garantia da acessibilidade das pessoas que usam as praças, seja para fazerem atividades físicas, para a realização de eventos públicos, etc.
“O intuito para a troca das pedras do piso das nossas praças históricas é oferecer mais conforto e comodidade à população, uma vez que, além do desgaste natural, eventos naturais justificaram essa ação. O material utilizado foi a pedra de quartzo, também conhecida como pedra mineira, que são compatíveis para manter a preservação do nosso patrimônio histórico”, afirma Thiago Santos, Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte.
Os setores responsáveis pelo projeto de substituição das pedras são as Secretarias de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente. Na Praça Doutor Avelino de Queiroz, foram substituídos cerca de 75 metros quadrados de piso; na Praça Guia Lopes, 25 metros quadrados; e na Praça da Rodoviária, 20 metros quadrados. Além da substituição do piso, também foram reformados os canteiros e realizado o rejuntamento de algumas áreas. Ao todo, o trabalho durou aproximadamente 60 dias.