No último sábado, (24/02), a Prefeitura promoveu o Dia D de combate à dengue, com um mutirão de limpeza no centro da cidade. Esta ação, que ocorreu em todo o estado de Minas Gerais, teve como objetivo intensificar as medidas de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O coordenador do setor de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, destacou a participação significativa da população, que retirou resíduos de suas casas, facilitando a coleta pelos agentes e promovendo a mobilização social.
Ao todo, foram retirados três caminhões cheios de materiais em desuso nos locais da ação. A equipe percorreu diversas ruas, incluindo Silviano Brandão, Nello Badinhani Almada, Isac Ferreira Soares, João Pinheiro, entre outras na parte central da cidade.
Durante o mutirão, agentes de Saúde e de Endemias realizaram ações de controle, orientações sobre prevenção e cuidados, além de inspeção de imóveis e pontos estratégicos, que ainda contou com a parceria do setor de Limpeza Urbana, Transporte e Obras da prefeitura.
Além do mutirão, o setor de Endemias tem realizado outras ações, como aplicação de fumacê pesado em diversas áreas da cidade, fumacê costal e Aero System nos lugares solicitados.
A Secretaria de Saúde tem reforçado dicas de combate e prevenção à dengue por meio das redes sociais da prefeitura e da página da dengue.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e a prevenção de doenças, contando com a colaboração de todos os moradores para manterem seus imóveis livres de focos do mosquito transmissor da dengue.