O 1º Seminário Estadual sobre Família Acolhedora realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, atingiu seu objetivo de alcançar centenas de municípios mineiros.
Realizado na última terça-feira (21/11), o evento lotou o auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, contou com grande adesão virtual, já que foi exibido, ao vivo, no canal da Sedese no YouTube. De Piumhi, estiveram presentes, a secretária municipal Kátia Regina Faria Costa, o diretor Maycon José da Costa e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Neliane Silva.
O evento teve como objetivo fomentar a implantação e execução efetiva deste tipo de serviços no estado. Ele consiste em capacitar e acompanhar famílias para receber crianças e adolescentes que estejam em situação vulnerável familiar temporariamente, evitando o encaminhamento para o acolhimento institucional.
O evento foi dividido em quatro painéis, coordenados por especialistas nas áreas de discussões, muito bate-papo e troca de experiências na área.
Além dos profissionais de assistência social, o seminário contou também com integrantes do Poder Judiciário, afinal, Defensoria Pública e Ministério Público são órgãos importantes neste serviço. Marcaram presença, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, coordenador da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Rio Doce (CREDCA-VRD), Marco Aurélio Romeiro e o juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (COINJ) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução das Medidas Socioeducativas (GMF-MG), José Roberto Poiani.
O evento demonstrou a importância de disseminar a necessidade do acolhimento familiar como uma estratégia para garantir a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.
– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.
NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)