O encontro “Café Prosa e Poesia” realizado no dia 29 de Agosto, na Biblioteca Pública Dona Maria Serafina foi um evento verdadeiramente memorável, que reuniu amantes da poesia e da cultura, dentro de uma atmosfera carregada de emoção e sensibilidade.
A proposta do encontro foi com temas livres, onde os amantes das poesias fecharam o mês de agosto com biografias e poemas admiráveis. Foi com emoção e sensibilidade, que os poemas deram vida à biblioteca pública transmitindo conhecimentos e valores humanos.
Com delicadeza e alegria o primeiro poema recitado foi da escritora piumhiense Cleria Pereira “Adeus Agosto “. Na sequência, o poema “Ipê e Amigos” (de autor desconhecido). Teve também autores como Cecília Meireles e o “Motivo”, e a grande poetiza Cora Coralina: “Aninha e Suas Pedras”, “Ressalva” e ” Assim eu vejo a Vida”. Com toda a magia do folclore , foi ressaltado a Folia de Reis, de Mário Quintana e por fim, “As mãos do meu pai”.
Na ocasião, um dos participantes fez um breve relato da história belíssima de Euclides da Cunha: “Os Sertões”, e finalizou com uma canção de Carmen Silva, que fez todos cantarem e se emocionarem.
Além da apreciação dos poemas, a parte social do evento também é uma parte significativa da experiência. A ideia de compartilhar um cafezinho e uma prosa após a leitura dos poemas reflete um momento de descontração e confraternização entre os participantes.
A expectativa para o próximo encontro, que acontecerá no dia 26 de setembro, com a Primavera se aproximando e as promessas de surpresas, parece indicar que a iniciativa “Café Prosa e Poesia” está ganhando um espaço especial nos corações dos presentes.
Em suma, o evento tem sido uma experiência muito enriquecedora, promovendo a literatura, a cultura e a interação entre os amantes da poesia.