Na manhã de quinta-feira (29/06), aconteceu a cerimônia de assinatura de contratos para a aquisição de casas populares do programa “Minha Casa Minha Vida” (antigo Casa Verde Amarela), no gabinete da prefeitura. O evento marca um importante avanço da administração na entrega do primeiro conjunto habitacional desta gestão. Estiveram presentes, o prefeito, Paulo César Vaz, o proprietário da empresa SHS, responsável pela construção das casas, Sérgio Henrique Fonseca, o gerente geral de rede da Caixa Federal, Ricardo Resende Pessoa, juntamente com a gerente de varejo, Ana Cláudia Ferreira, e os correspondentes de caixa, André Luiz Cunha Oliveira e Ramon de Jesus Santos, a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, a secretária executiva dos Conselhos Municipais, Ana Flávia Martins e assessora de apoio Vânia de Souza Felício.
Durante a cerimônia, o prefeito falou expressou sua
gratidão
por entregar as primeiras casas de sua gestão e já adiantou que a previsão de entrega das residências prontas é de cinco a seis meses. E aproveitou para anunciar que está em andamento a doação de mais 19 moradias no loteamento Jardim Betel, localizado no bairro Novo Tempo e, posteriormente, mais de 60 casas no Alvorada.
Alguns presentes também fizeram suas considerações naquela oportunidade e agradeceram ao prefeito e a todos os responsáveis de terem sido selecionados para se integrar no programa.
Ao final, o proprietário da empresa, Sérgio Henrique, e também o prefeito, realizaram a assinatura dos contratos, que foram entregues aos 14 proprietários presentes.
A assinatura desses contratos representa mais um passo importante na administração atual e ainda um momento de celebração para todos os contemplados.
ENTENDA O CASO
A prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social, deu início às inscrições para o programa de habitação do governo federal Casa Verde e Amarela (atual programa “Minha Casa Minha Vida”) em fevereiro de 2022. Poderiam se cadastrar apenas moradores de Piumhi, maiores de 18 anos ou menores emancipados; brasileiro nato ou naturalizado; não ser, ou ter sido proprietário, ou possuidor de imóvel; e não ser beneficiário de outro programa habitacional ou de regularização fundiária.
Na primeira etapa, foram feitas mais de 606 inscrições e, posteriormente, selecionados 391 candidatos, que se encaixavam no regulamento do banco. Sendo assim, ao final, 195 foram habilitados junto à Caixa Econômica Federal para participar da seleção das primeiras 14 casas que seriam, posteriormente, construídas no loteamento Novo Horizonte, bairro Nova Esperança. O enquadramento das famílias no programa era dividido em três grupos: o grupo 1 beneficiava famílias com renda de até R$ 2 mil; o 2, famílias com renda entre R$ 2 mil e R$ 4 mil; e o grupo 3, famílias com renda entre R$ 4 mil e R$ 7 mil.
O Conselho Municipal de Habitação deu início ao processo de seleção dos candidatos em maio de 2022, sendo que dos habilitados no financiamento, somente 14 foram selecionados pela Caixa Federal para participar de um sorteio dos lotes, que aconteceu no final do mês de maio, no auditório da Câmara municipal.