Neste mês, acontece a campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras. É o chamado Junho Vermelho.
Em Piumhi, a secretaria municipal de Saúde realizará algumas ações para promover o incentivo à doação de sangue, sendo uma campanha para informação dos procedimentos, que acontecerá na próxima quarta-feira (14/06), no espaço da feira livre, além de palestras e outras mobilizações.
A doação de sangue é um ato solidário que pode salvar vidas. O sangue doado é utilizado em diversos procedimentos médicos, como cirurgias, tratamento de doenças graves, transfusões e atendimento a vítimas de acidentes. No entanto, os bancos de sangue nem sempre possuem estoques suficientes para atender a demanda, e é, por isso, que a doação regular é fundamental.
Para doar sangue, é necessário atender a certos requisitos, como estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e acompanhamento dos responsáveis) e pesar mais de 50 kg. Pessoas a partir de 61 anos só podem doar, se tiverem realizado pelo menos uma doação até os 60 anos; não ter tido hepatite, após os 11 anos de idade; não ter doença de chagas; não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Para quem deseja se cadastrar para a doação, é só entrar em contato com a profissional de referência na captação de doadores, Karolina dos Reis Silveira, na secretaria de Saúde, à Praça Dr. Avelino de Queiroz, nº 75 (segundo andar). O telefone de contato é 99995-4302.
De acordo com Karolina, atualmente, cerca de 987 doadores estão cadastrados no município. As doações ocorrem no Hemominas, em Passos, e a prefeitura disponibiliza o transporte diariamente. A pessoa deve portar somente o documento no dia da doação e recebe atestado médico.