Cerca 20 gestantes participaram do Dia G da Gestante, que aconteceu na noite de quarta-feira (31/05), no PSF Dona Tina e Totonha Tomé. O evento foi destinado às pacientes dos Programas de Saúde da Família (PSFs) Sudário dos Santos, Maria Rezende, Sarah Vitória e José Martins e contou com diversas atividades.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Tassyane Tavares de Castro, esteve presente junto à coordenadora de Atenção Básica Primária, Kátia Soares e algumas agentes da unidade, além da equipe do NASF-AB.
A programação contou ainda com uma roda de conversa com a médica, Melissa Lopes Batista, que tirou as dúvidas dos presentes sobre a gestação e os cuidados que se deve ter nesse período.
Também foi disponibilizado para as pacientes práticas integrativas como reiki, auriculoterapia, vacinas, avaliação com dentista e testes rápidos. Ao final, aconteceu um sorteio de brindes e foi servido um coffee break para os presentes.
O ENCONTRO
Uma das principais mensagens transmitidas às gestantes durante esses encontros é a importância do cuidado pré-natal. Elas recebem ainda orientações sobre a dieta adequada, exercícios físicos recomendados, acompanhamento do peso, exames médicos e outros cuidados essenciais para o bem-estar da mãe e do bebê, além de enfatizar a necessidade de apoio emocional e psicológico às mulheres grávidas.
Outro aspecto destacado é a importância da informação e educação sobre a gravidez. As mulheres grávidas devem ter acesso a recursos confiáveis e atualizados sobre os cuidados com a saúde de ambos. Através de programas de conscientização, palestras e materiais educativos, é possível fornecer informações essenciais sobre amamentação, parto, cuidados pós-natais e os primeiros meses de vida do bebê. Dessa forma, as gestantes podem se preparar melhor para a chegada do seu filho e tomar decisões informadas sobre sua saúde e bem-estar. É uma ocasião para reconhecer a importância das gestantes e promover a conscientização sobre a saúde materna e infantil.