Desde o mês de abril, a secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), junto com a rede de proteção, tem realizado uma campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. O objetivo dessas ações é o de mobilizar a sociedade pelos direitos das crianças e dos adolescentes no que se refere à luta pelo fim da violência sexual.
Na manhã dessa quinta-feira (18/05), acontecerá um movimento na Praça Padre Alberico, centro, a partir das 9h, com as crianças atendidas nos projetos da rede socioassistencial, que realizarão um ato simbólico em referência à essa data. No local, haverá uma equipe da secretaria de Assistência Social desenvolvendo ações de orientação e conscientização para a comunidade.
A campanha tem contado com o apoio das equipes de técnicos da assistência social composta por assistentes sociais e psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CREAS, em conjunto com o Conselho Tutelar, que tem feito orientações nas escolas municipais, junto às professoras e monitoras do local.
O movimento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem como tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater” e desperta toda a sociedade para se unir contra essa violência: “Junte-se a nós. Faça bonito!”
Quem tiver alguma suspeita de abuso e violência contra as crianças e adolescentes pode fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.
A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Civil, pelo 3371-1320. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.