O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). Durante esse mês, a secretaria municipal de Saúde iniciou a campanha “Novembro Azul”, que irá abordar sobre esse assunto reforçando a importância dos cuidados e prevenção do câncer de próstata, além de incentivar os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Esse ano, a secretaria vem realizando uma ação com o público masculino, através do trabalho de conscientização sobre a importância do exame de toque retal. Outra ação que está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde é a coleta do PSA (coleta de amostra de sangue venoso).
Iniciado na última quinta-feira (03/11), as enfermeiras da UBS Sarah e PSF Maria Rezende fizeram o trabalho de conscientização, além da coleta de PSA em homens acima de 40 anos e com histórico familiar.
Nesta quinta-feira (10/11), a ação será desenvolvida no PSF José Martins de 07h às 09h e no PSF Sudário dos Santos de 09h às 10h, no período da manhã. No turno da noite, o trabalho de conscientização e coleta será realizado nos PSFs Totonha Tomé e Dona Tina de 17h às 20h.
Já na quarta-feira (16/11), acontecerá uma atividade em parceria com a Amparo, na feira livre com apresentação de um vídeo gravado com as crianças das escolas municipais falando sobre o “Novembro Azul” e ainda ações como coleta (sangue) de amostra para o exame de PSA.
Já no dia 17/11, o trabalho de coleta do exame acontecerá no PSF Joaquim Terra de 07h às 09h e Inhô Firmino de 09h às 10h. E no período da noite, nos PSFs João Guilherme – Tó e Rural de 17h às 20.
As ações serão finalizadas no dia 24 de novembro no PSF Bossuet Costa, de 07h às 09h.
O encerramento da campanha acontece no dia 30 de novembro, com um mutirão de atendimento de toque retal no PSF Joaquim Terra, sendo dividido no período da manhã e tarde para 40 pessoas cada, com o médico urologista, Marcus S. Zionede.
Lembrando que para se realizar o exame de PSA a pessoa deve estar com abstinência sexual de três dias, não realizar exercícios que causem impacto no períneo como andar de bicicleta, moto ou cavalo.
O “Novembro Azul”
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).
Dentre os exames estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA). Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.