3º ENCONTRO DOS OSTOMIZADOS DE PIUMHI ACONTECEU NA MANHÃ DE QUINTA, 17, NA CÂMARA

O 3º Encontro com Ostomizados de Piumhi aconteceu na Câmara municipal, na manhã de quinta-feira (17/11), e reuniu dezenas de pessoas no local, entre profissionais da Saúde e pacientes.

A abertura contou com a fala da secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e do enfermeiro estomaterapeuta, e organizador do encontro, Márcio Ferreira, que falou sobre como funciona o “Acolhimento Individualizado e Humanizado para Usuários Estomizados no CEM de Piumhi”.

Em seguida, a assistente social da Amparo, Juliana Borghi,  explicou como funciona a associação, os procedimentos realizados e ressaltou a importância do atendimento aos pacientes.

A fisioterapeuta, Andréia Nascimento Costa, falou sobre o tema: “Exercitar-se e investir no seu corpo e na sua saúde”, e explicou a importância de os pacientes praticarem atividades físicas para melhorar a saúde e aliviar os sintomas da doença.

Ao final, foi realizada uma roda de conversa com a enfermeira estomaterapeuta e consultora educacional do programa Ativa Coloplast, Helenita Marcatti, com o tema “Cuidado com estomias intestinais e urinários”.

A enfermeira explicou todo o processo de como deve se utilizar a bolsa, realizar os cuidados, higiene, qual o período de uso e troca, além de mostrar as novidades de bolsas que foram, recentemente, lançadas para as pessoas que praticam esportes ou alguma atividade física e queiram estar mais confortáveis.

Helenita comentou sobre diversas situações vivenciadas e como se deve levar uma vida normal sem preconceito e limitada, pois, segundo ela, a oportunidade de utilizar a bolsa é uma garantia de sobrevivência e “esse fato já podemos dizer que é vida” – emendou.

Logo depois, a nutricionista, Bruna Silva Tomé, discorreu sobre o tema “Nutrição e qualidade de vida em pessoas ostomizadas”, informando sobre como manter uma alimentação saudável.

Um dos pacientes presentes fez um depoimento de como enfrentou a estomia e que,  após procedimento cirúrgico,  recente,  não precisa mais utilizar a bolsa.

OSTOMIA

No dia 16 de novembro, foi criado o Dia Nacional dos Ostomizados, data que visa à conscientização a qual objetiva mobilizar a população brasileira para conhecer, respeitar e combater o preconceito à pessoa ostomizada.

Uma pessoa ostomizada é aquela que precisou realizar um procedimento cirúrgico para a confecção de um estoma, que se trata de um caminho alternativo de comunicação do corpo com o meio exterior, para tratamento de uma doença, com a finalidade de auxiliar na respiração, alimentação, saída de fezes ou urina.