Em boletim divulgado na última semana, pelo departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, a infestação pelo Aedes Aegypit atingiu um total de 3,8%, conforme último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypit (LIRAa). Foi constatado que os casos de dengue reduziram notoriamente a partir do mês de abril.
Dessa maneira, o município se encontra no nível amarelo, ou seja, em situação de alerta, sendo que o índice de infestação predial para o Aedes Aegypti ideal e satisfatório é abaixo de 1%.
O coordenador do departamento de Vigilância/Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, explicou que esse resultado, apesar de ter diminuído bastante, ainda é de alerta, até por estar em período chuvoso, o que possibilita o aumento dos números.
“É preciso muita atenção e contribuição, tanto das equipes quanto da população, para que não alcancemos níveis mais altos. Pedimos a colaboração de todos para manter os quintais organizados, não deixar utensílios para armazenar água parada e receber os agentes para que possam fazer a vistoria no imóvel”, destacou o diretor.
Luiz Henrique Vieira Mota informou que, de janeiro até outubro, foram registrados 19 casos no município, sendo notificados os bairros Bela Vista, Elisa Leonel e Nova Esperança.