SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE O MROSC EM PASSOS

Entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, aconteceu,  no auditório da AMEG em Passos, o curso sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). De Piumhi, estiveram presentes, a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares Faria,  juntamente,  com os servidores públicos: Letícia Almeida Costa, Luís Fernando de Faria Costa, Flávia Cristina Silva, Luísa Paim Pamplona e Stefane Adriene Morais Faria.

Dentro da programação, o palestrante, Dr. Oscar de Souza Moreira, falou sobre os conceitos e regras de transparência; requisitos para habilitação técnica; Planejamento e seleção (chamamento público e plano de trabalho); monitoramento e avaliação, além da prestação de contas.

Esse curso, teve como objetivo aperfeiçoar os diversos temas tratados para que os integrantes da comissão MROSC de Piumhi e outros presentes, pudessem tirar suas dúvidas e terem mais esclarecimento sobre como funciona o Marco Regulatório.

SOBRE O MROSC

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é a Lei federal N°. 13.019/14, que institui normas gerais para parcerias voluntárias celebradas entre a Administração Pública (nos três níveis de governo: União, estados e municípios) e as entidades civis sem fins lucrativos, com o objetivo de dar mais transparência e sustentabilidade nas parcerias.

Pela nova lei, as organizações da sociedade civil que poderão celebrar o Termo de Fomento, Termo de Colaboração ou Acordo de Cooperação, são as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos constituídas como associações, fundações, cooperativas sociais e as organizações religiosas, selecionadas por meio de edital de chamamento público, independentemente da exigência de títulos ou certificados.

Atualmente, o convênio é o instrumento jurídico mais utilizado para as relações entre as organizações da sociedade civil e o Poder Público. Com essa mudança, substitui-se a utilização do convênio como instrumento de parceria com entidades privadas sem fins lucrativos, ficando este restrito às parcerias entre entes federados, como era seu propósito original.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!