NOTÍCIAS

SEMINÁRIO DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER REÚNE GRANDE PÚBLICO NO CINE VICTOR AGRESTA

A prefeitura de Piumhi, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realizou na manhã de quinta-feira (04/08), o 1º Seminário sobre a Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher. O evento aconteceu no espaço do Cine Victor Agresta, em parceria com a Polícia Militar, o Tribunal de Justiça de Minas e secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, reunindo um grande público no local.

O seminário é uma das ações que fazem parte da campanha “Agosto Lilás” e vai acontecer até o final do mês com o objetivo de alertar a população para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres no município.

Estiveram presentes o vice-prefeito, José Cirineu Silva; o juiz de Direito, Dr. César Rodrigo Iotti; a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa; o vereador, João Marcos Macedo Silveira; a estagiária responsável pelos inquéritos da Lei Maria da Penha, Laís Rabelo Belo, representante do Ministério Público; a delegada, Karen Hellen Esteves Avelar; a tenente coronel do 1º batalhão de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), Daisy Ferrarezi; o major do 12º batalhão, Leonardo Abdala Guimarães; o comandante da 110ª Cia da PM de Piumhi, capitão Henrique Marinho, e a representante da OAB, Stéfany Goulart Aristimunho. Também compareceram ao local, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra; a diretora municipal de Assistência Social, Ana Flávia Costa; a diretora do departamento de Turismo, Fernanda Silva; além da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da secretaria de Assistência Social, presidentes e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), membros da Polícia Militar de Piumhi e Belo Horizonte, usuários do CREAS, entre outros.

Logo após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, o juiz de Direito ministrou uma palestra sobre “A Atuação do Poder Judiciário frente ao Combate à Violência contra a Mulher”, destacou a importância das leis que protegem as vítimas de agressões e, ainda, as metas de mudança em alguma delas. Durante sua fala, o magistrado citou vários casos que são encaminhados ao judiciário e a parceria com o CREAS do município que tem gerado resultados bastante positivos.

Em seguida, a coordenadora do CREAS, Neliane Silva, juntamente com a técnica em Referência de Violência contra a Mulher, Ana Luísa Batista Rodrigues, fizeram uma breve apresentação do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência e como tem sido realizado esse trabalho no setor.

Ao final, a tenente coronel, Daysi Ferrarezi, falou sobre “Prevenção e Medidas de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica”, demonstrando, através de slides, como é realizado o trabalho da Prevenção à Violência Doméstica (PVD) em Minas Gerais, desde o atendimento às vítimas, orientações ao autor e ainda o resultado dessas atuações. A tenente orientou também sobre o funcionamento da medida protetiva, o acompanhamento para a mulher que sofre violência em casa e como identificar as agressões, que podem ser verbais, psicológicas, físicas, entre outras.

Durante o mês, outras atividades com o tema serão realizadas pela secretaria, ressaltando que haverá uma carreata pelas principais ruas da cidade, no dia 31 de agosto.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, esse seminário aconteceu por iniciativa da sargento, Nayara, junto à PM de Piumhi, que tem tido um engajamento nas políticas setoriais do município nesse assunto e, após esse primeiro evento, o objetivo é abrir portas para outros seminários de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“A assistência social agradece aos populares presentes, aos usuários desses serviços, autoridades e, especialmente, ao juiz, Dr. César Iotti, e à tenente, Daysi, pelas palestras esclarecedoras e que enfatizaram a importância de frisarmos sobre esse assunto não somente no mês de agosto, mas durante todo ano, garantindo proteção e informação às mulheres. Foi muito satisfatório esse seminário e esperamos realizar outras ações como essa e que contem com a participação da população do município como neste evento de hoje”, finalizou Kátia Regina.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)