NOTÍCIAS

SEMINÁRIO DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER REÚNE GRANDE PÚBLICO NO CINE VICTOR AGRESTA

A prefeitura de Piumhi, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realizou na manhã de quinta-feira (04/08), o 1º Seminário sobre a Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher. O evento aconteceu no espaço do Cine Victor Agresta, em parceria com a Polícia Militar, o Tribunal de Justiça de Minas e secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, reunindo um grande público no local.

O seminário é uma das ações que fazem parte da campanha “Agosto Lilás” e vai acontecer até o final do mês com o objetivo de alertar a população para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres no município.

Estiveram presentes o vice-prefeito, José Cirineu Silva; o juiz de Direito, Dr. César Rodrigo Iotti; a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa; o vereador, João Marcos Macedo Silveira; a estagiária responsável pelos inquéritos da Lei Maria da Penha, Laís Rabelo Belo, representante do Ministério Público; a delegada, Karen Hellen Esteves Avelar; a tenente coronel do 1º batalhão de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), Daisy Ferrarezi; o major do 12º batalhão, Leonardo Abdala Guimarães; o comandante da 110ª Cia da PM de Piumhi, capitão Henrique Marinho, e a representante da OAB, Stéfany Goulart Aristimunho. Também compareceram ao local, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra; a diretora municipal de Assistência Social, Ana Flávia Costa; a diretora do departamento de Turismo, Fernanda Silva; além da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da secretaria de Assistência Social, presidentes e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), membros da Polícia Militar de Piumhi e Belo Horizonte, usuários do CREAS, entre outros.

Logo após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, o juiz de Direito ministrou uma palestra sobre “A Atuação do Poder Judiciário frente ao Combate à Violência contra a Mulher”, destacou a importância das leis que protegem as vítimas de agressões e, ainda, as metas de mudança em alguma delas. Durante sua fala, o magistrado citou vários casos que são encaminhados ao judiciário e a parceria com o CREAS do município que tem gerado resultados bastante positivos.

Em seguida, a coordenadora do CREAS, Neliane Silva, juntamente com a técnica em Referência de Violência contra a Mulher, Ana Luísa Batista Rodrigues, fizeram uma breve apresentação do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência e como tem sido realizado esse trabalho no setor.

Ao final, a tenente coronel, Daysi Ferrarezi, falou sobre “Prevenção e Medidas de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica”, demonstrando, através de slides, como é realizado o trabalho da Prevenção à Violência Doméstica (PVD) em Minas Gerais, desde o atendimento às vítimas, orientações ao autor e ainda o resultado dessas atuações. A tenente orientou também sobre o funcionamento da medida protetiva, o acompanhamento para a mulher que sofre violência em casa e como identificar as agressões, que podem ser verbais, psicológicas, físicas, entre outras.

Durante o mês, outras atividades com o tema serão realizadas pela secretaria, ressaltando que haverá uma carreata pelas principais ruas da cidade, no dia 31 de agosto.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, esse seminário aconteceu por iniciativa da sargento, Nayara, junto à PM de Piumhi, que tem tido um engajamento nas políticas setoriais do município nesse assunto e, após esse primeiro evento, o objetivo é abrir portas para outros seminários de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“A assistência social agradece aos populares presentes, aos usuários desses serviços, autoridades e, especialmente, ao juiz, Dr. César Iotti, e à tenente, Daysi, pelas palestras esclarecedoras e que enfatizaram a importância de frisarmos sobre esse assunto não somente no mês de agosto, mas durante todo ano, garantindo proteção e informação às mulheres. Foi muito satisfatório esse seminário e esperamos realizar outras ações como essa e que contem com a participação da população do município como neste evento de hoje”, finalizou Kátia Regina.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!