SECRETÁRIO DO TURISMO DE PIUMHI PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO ANO DA MINEIRIDADE

Entre os dias 22 e 23, aconteceu o segundo encontro de gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento contou com vários debates e palestras para os participantes sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Piumhi, Thiago Santos, esteve presente.
Na quarta-feira, 23, o governador Romeu Zema participou do lançamento do Ano da Mineiridade, iniciativa que tem como objetivo destacar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido.
Durante a abertura da solenidade, Zema destacou que o Turismo e a Cultura fazem parte do desenvolvimento de Minas Gerais, e que o estado tem um potencial gigantesco de se tornar ainda mais atrativo.
“Minas apresenta peculiaridades como a culinária, um povo acolhedor, cidades históricas, montanhas, estâncias hidrominerais, além de produtos como o café e o queijo, que são reconhecidos internacionalmente. Temos tudo aqui para atrairmos não só os brasileiros, mas turistas do mundo inteiro”, afirmou.
Thiago explicou que, dentro da pauta, foi apresentado o programa CEMIG SIM em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que disponibiliza até 22% de desconto na tarifa de energia. O incentivo é criado para os empresários do trade turístico proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Para realizar o cadastro é só acessar o site www.cemigsim.com.br, usar o código promocional CULTURAETURISMOSIM.
Outra novidade é que o secretário recebeu das mãos do consultor Alexandre Borim o relatório do trabalho entregue ao IEPHA, referente ao ICMS-Patrimônio Cultural de 2021.
Para Thiago, participar desse evento foi muito satisfatório, pois além de ampliar o conhecimento sobre essas políticas públicas de incentivo ao setor turístico e cultural, ainda foi possível levar um pouco da história do município e o que está sendo realizado atualmente.
LEI DE INCENTIVO À CULTURA
Na oportunidade, a CEMIG lançou um edital nos seus 70 anos que destina R$ 10 milhões para incentivo de projetos artísticos e culturais em todo o estado, através do qual serão selecionados projetos artísticos e culturais, aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Podem ser inscritas iniciativas que envolvam teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, artesanato, fotografia e preservação do patrimônio imaterial, entre outras atividades. As propostas escolhidas deverão ser executadas nos 774 municípios mineiros da área de concessão da CEMIG.
As inscrições são gratuitas e vão do dia 23 de março até o dia 30 de junho. O cadastro deve feito diretamente no link disponível no texto do edital. O documento completo, com todas as informações, está no site da CEMIG, no endereço eletrônico www.cemig.com.br. A divulgação dos aprovados será feita no dia 10 de cada mês, a partir de abril, no site da CEMIG. No entanto, é importante destacar que, se antes mesmo do término do período previsto de realização do chamamento público a CEMIG selecionar projetos que atinjam o limite de R$ 10 milhões, a Companhia poderá encerrar o edital.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!