SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE ANUNCIA DOIS PROJETOS IMPORTANTES PARA O MUNICÍPIO

Na tarde de quarta-feira, 02, o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, anunciou duas conquistas importantes, ambas aprovadas no edital da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), onde o município foi selecionado entre os cinquenta e três participantes da região.
A primeira delas, na área de Educação Ambiental, trata- se do “Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis”, que segundo o secretário, irá desenvolver uma série de atividades de educação ambiental e humanitária com alunos do 6º ao 9º anos , junto aos educadores, em temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico. “O projeto traz uma temática muito importante que é o trabalho de gerenciamento dos resíduos sólidos, onde os estudantes poderão ter contato com o serviço de reciclagem, que está sendo desenvolvido no galpão de triagem, desde o ano passado, apresentando resultados positivos. Outra possibilidade será também de conhecer o sistema de compostagem, um tema novo para muitos e que, com a participação dos estudantes, ganhará mais espaço e credibilidade”, enfatizou.
Ainda segundo Arthur, o projeto acontecerá com a parceria da secretaria municipal de Educação e o primeiro passo será a realização de uma capacitação com os educares que, posteriormente, repassarão para os alunos. “É um pontapé inicial para o plano de educação ambiental traçado no ano passado. Sabemos que esse resultado de aprovação junto à SEMAD vem fortalecer o trabalho de nossa gestão. Isso é fruto de análise de todo plano de trabalho, que foi proposto ao órgão e que gerou bons resultados”.

PROGRAMA CONHEÇA SEU AMIGO

A segunda ação, intitulada “Projeto Conheça seu Amigo”, consiste no controle populacional de cães e gatos que já vem sendo feito pela secretaria. No ano passado, foi realizada uma média de 50 castrações mensais, junto ao centro de zoonoses. O programa consiste no recebimento de microchips que serão inseridos nos animais em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade e passarão a ser monitorados.
O secretário ressaltou que convocará as ONGs do município para que participem nesse processo.
Piumhi deve contar com cerca de mil microchips. “Os equipamentos deverão gerar informações que são repassadas para um banco de dados da Semad. O intuito é possibilitar soluções conjuntas a nível estadual para o bem-estar desses animais e para podermos assisti-los mais de perto”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!