DECRETO COVID-19

SECRETARIAS MUNICIPAIS INICIAM PROJETO DE HORTA COMUNITÁRIA EM PENEDOS

No dia 07 de dezembro, representantes da secretaria municipal de Saúde, Educação juntamente com o secretário de Abastecimento, Agropecuária e Meio Ambiente Arthur Rezende Delfim, estiveram na comunidade de Penedos para acompanhar o início do projeto “Horta Comunitária”, que será implantada na escola municipal Lindamar Martins da Costa.

De acordo com informação dos coordenadores, o projeto consiste no plantio de hortaliças em área pertencente à escola e fará parte das atividades educacionais dos alunos do 4º e 5º anos. Os pais e comunidade escolar terão participação em forma de voluntariado. O planejamento inicial consiste de plantio de folhosos e tubérculos com ampliação posterior a outros espaços.

O objetivo é aproveitar a vocação rural da comunidade para um projeto piloto que deverá se ampliar a outros espaços escolares.

“Esta ação desenvolve espírito cooperativo, prazer em dividir, melhora os hábitos alimentares já que os alimentos produzidos serão utilizados na alimentação dos alunos, desenvolvendo assim melhora dos hábitos alimentares e ingestão de nutrientes por serem alimentos produzidos sem uso de agrotóxicos”, explicou a nutricionista Solange Barcelos, que também esteve no local.

As ações do projeto Saúde na Escola são desenvolvidas em parceria entre as equipes de Saúde e Educação, e conta ainda com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e o Emater.

O PROJETO

A escola é a instituição privilegiada desse encontro: educação e saúde, por ser espaço de convivência social para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde, incluindo prevenção, recuperação e manutenção do alunos, através das atividades propostas.

Esta ação teve como objetivo incentivar o consumo de frutas e também de legumes e outros vegetais, além de motivar o consumo da alimentação preparada na escola.

Também foi disponibilizado às crianças um informativo com sugestões de lanches saudáveis para que sejam orientadas a optar por escolhas de alimentos saudáveis em seus lanches feitos em casa, ou que priorizem o consumo da alimentação fornecida pela instituição escolar, a qual conta com a elaboração de cardápio balanceado pelas nutricionistas escolares.

Dessa forma, essas profissionais estão trabalhando com vistas à promoção da cultura de uma boa alimentação para uma melhor saúde dos futuros cidadãos, sendo que os alimentos ofertados nos estabelecimentos escolares da rede municipal visam atingir esse objetivo.

As ações contaram com a coordenação da referência técnica em Promoção da Saúde, Gabriela Araújo e a nutricionista responsável técnica da Alimentação Escolar, Solange Barcelos Costa Gatti e a colaboração de diversos funcionários das secretarias de Saúde e Educação.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!