NOTÍCIAS

SECRETARIAS DE SAÚDE E CULTURA REALIZAM COMEMORAÇÃO DO DIA “D” DA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

Na noite de quinta-feira, 18, as equipes das secretárias de Saúde e Cultura de Piumhi realizaram o evento em comemoração à campanha do dia “D” do Novembro Azul, em frente ao Cine Victor Agresta. A programação também foi transmitida através de uma live na página da Cultura no youtube (Casa da Cultura Oscar Alves Rocha Piumhi)

As atividades tiveram início às 19h, com a abertura realizada pelo prefeito, Paulo César Vaz, juntamente com presidente da Câmara, Reinaldo dos Reis Silva. Outros vereadores também estiveram presentes, além de diretores de entidades sociais.

O prefeito deu boas vindas a todos e destacou o empenho da prefeitura em conscientizar, neste mês, os homens sobre os cuidados que devem ter, lembrando as pessoas sobre a saúde do homem, afinal o objetivo da campanha é o de sensibilizar esse público, que é muito resistente a realizar os exames de forma preventiva.

“O compromisso desta administração é se esforçar em construir o Centro de Saúde do Homem, prestando atenção especial ao público, além de trazer melhorias no setor de saúde”, enfatizou Dr. Paulo.

O presidente da Câmara também afirmou a importância deste mês para o público masculino e fez um convite aos homens acima de 50 anos para irem até a tenda e realizar o teste de PSA.

Em seguida, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, explicou que iniciou a campanha durante a semana visando a importância de cuidar da saúde dos homens. Além do dia D, a programação contou com uma tenda para colher o PSA. Já nesse sábado, 20, haverá a coleta de exames laboratoriais e palestra no PSF Joaquim Goulart de Araújo, na comunidade de Penedos. Para finalizar, será realizada uma caminhada no domingo, 21, pelas ruas da cidade.

O secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Thiago Santos, parceiro do evento, também esteve presente e falou sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. O evento seguiu com a palestra abordando o tema “Saúde do Homem”, ministrada pela médica, Graciele Paiz. A palestrante discorreu sobre a importância de se realizar o exame médico; como verificar os sinais e sintomas do câncer de próstata, como tratar a doença em seu estágio mais avançado, mas, principalmente, sobre a prevenção.

Ainda durante o evento, foram realizadas atividades de ginástica na cadeira com a fisioterapeuta, Marisa de Fátima Ferreira. No local, foi feito a coleta de PSA (exame de sangue), usado, principalmente, para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Esse é também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata. E ainda a participação da presidente da Amparo, Fabiana Jacinto, que frisou sobre a parceria das secretarias em fazer um evento em prol da saúde e mostrou números de casos do câncer de próstata.

O evento foi encerrado com a apresentação da dupla piumhiense, Beto e Virley.

CAMINHADA NOVEMBRO AZUL

Nesse domingo, 21, acontece a 1ª Caminhada Novembro Azul visando promover a conscientização do câncer de próstata. A saída será da Feira Livre às 07h30min e segue pelas principais ruas da cidade. Ao longo do percurso, haverá pontos de apoio, aferição de pressão e acompanhamento de profissionais.

Os interessados podem comparecer ao local de saída e se inscrever para participar. Todas as medidas de segurança serão adotadas.

SAÚDE DO HOMEM

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina. Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.

Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas. São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e o corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.

No Brasil, é tradição que prédios e monumentos históricos recebam iluminação azul nesta época do ano. O objetivo é chamar atenção para o movimento global, trazendo informações e conscientização sobre o que deve ser feito em prol da saúde do homem.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!