NOTÍCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DARÁ INÍCIO À CAMPANHA “AGOSTO DOURADO” NA PRÓXIMA SEMANA

A secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, realizará um seminário de abertura da campanha “Agosto Dourado”, na próxima sexta-feira (19/08), na Câmara municipal, a partir das 13h.
A campanha de “Conscientização sobre o Aleitamento Materno” tem em sua programação diversas ações realizadas pelo Centro da Saúde da Mulher, com o intuito de apoiar, incentivar e proteger o aleitamento materno, tendo como objetivo: incentivar o aleitamento materno exclusivo e alimentação saudável.
O evento terá início às 13h com a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e, em seguida, haverá uma dinâmica com a fisioterapeuta Marisa de Fátima Ferreira.
Às 14h, a enfermeira e consultora de amamentação, Gabriela Corsino Barros falará sobre “A importância do aleitamento materno – mitos e verdades sobre amamentação”. Às 15h, a médica psiquiatra, Vanessa Vianna, discorrerá sobre o tema: “Gestação, amamentação e saúde emocional”.
Logo após, haverá o relato das mães, sorteio de brindes e apresentação musical com encerramento previsto para as 17h.
Também na quarta-feira (17/08), acontecerá uma capacitação com a equipe dos Programas de Saúde da Família (PSFs) sobre doação e coleta de leite materno, ministrada pela enfermeira, Alessandra Sarno, a partir das 9h na Câmara Municipal.
De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora da Saúde da Mulher, Tassyane Tavares, essa capacitação é a primeira etapa para dar início à coleta de leite materno no município. “Primeiro essas mães serão orientadas sobre como será feita a doação, em seguida, as que tiverem interesse serão cadastradas para participar desse projeto, em parceria com a Saúde em Rede, e, futuramente, iniciaremos o processo de coleta, sendo que o leite será encaminhado para um local específico em Passos, onde receberá o tratamento necessário e, em seguida, será destinado para as mães de UTI neonatal ou que não estejam amamentando”, explicou a coordenadora.
Dentro da campanha, durante o mês, a equipe da secretaria de Saúde realizará diversas ações do “Agosto Dourado” com o objetivo de conscientizar e orientar sobre aleitamento materno para gestantes, puérperas (pós-parto) e comunidade em geral.
O Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, foi criado em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar a campanha pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!