SECRETARIA DE SAÚDE SEGUE COM FUMACÊ PESADO DURANTE ESSA SEMANA

Desde o dia 19 de abril, a secretaria municipal de Saúde, junto com o departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, vem realizando a operação de fumacê pesado em diversas ruas da cidade.

Trata-se de uma ação que faz parte do combate à dengue e ganhou reforço na última semana com dois veículos, que foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Os veículos utilizam de um equipamento portátil que realiza a pulverização de inseticida com Ultra Baixo Volume (UBV) pesado no combate ao mosquito transmissor da dengue, facilitando uma cobertura mais completa em toda cidade.

A equipe iniciou os serviços nos bairros Pindaíbas, Leôncio, JK, Cidade Nobre,  Totonha Tomé, Nova Esperança, Dona Vicentina, Vila Nova, São Francisco, centro e nos dias seguintes passou para Vila Agreny, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda, Eliza Leonel, além dos residenciais Morada do Sol, Arlindo Barbosa e Geraldo Sansoni.

Além dessa ação, conforme informações do diretor do departamento, Luiz Henrique Vieira Mota, a equipe tem trabalhado no mutirão de limpeza nos fins de semana e nas campanhas de conscientização para a população sobre os cuidados de manter os quintais limpos, evitando a proliferação do Aedes Aegypit.

Durante esta semana, as caminhonetes continuarão a pulverização em diversos locais, sendo na segunda (25/04) no período da manhã: centro, bairros São Francisco, Totonha Tomé e Nova Esperança. Já no período da tarde, serão os bairros Vila Agreny, Residencial Geraldo Sansoni e Novo Tempo.  Na terça (26/04), no período da manhã: bairro Colina, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda e Eliza Leonel. À tarde: bairros Dona Vicentina, Vila Nova, Pindaíbas, Residenciais José Neca da Costa, Arlindo Barbosa e Morada do Sol, Leôncio, JK e Cidade Nobre.

Na quarta (27/04), o centro, São Francisco, Totonha Tomé e Nova Esperança serão feitos no período de manhã. E no período da tarde, os bairros Vila Agreny, residencial Geraldo Sansoni e bairro Novo Tempo         .

E para finalizar,  na quinta (28/04), os veículos de fumacê irão percorrer, no período da manhã, os bairros Colina, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda, Eliza Leonel.Luiz Henrique explicou que no momento em que as camionetes passarem nas portas das residências, as pessoas abram as portas e janelas para que o inseticida chegue até os quintais. Ainda segundo ele, o fumacê não causa nenhum dano ao ser humano e nem aos pets, porém, a recomendação da SES-MG é de que os animais de pequenos portes e pessoas com asmas ou problemas respiratórios devem evitar proximidade com os veículos de pulverização. Ele aconselha a população a guardar os pássaros dentro de um cômodo fechado ou até cobrí-los com lençol para proteção e retirar as roupas do varal para evitar algum dano posteriormente.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, alerta a população sobre os cuidados a tomar para aqueles quem apresentarem sintomas de dengue. “A pessoa que tiver febre, dor de cabeça, mialgia, diarreia, vômitos e sentir coceira e vermelhidão no corpo devem procurar um médico ou PSF para realizar o exame do laço e posteriormente, o teste de sorologia ou o teste rápido. Ela deve manter-se hidratada, fazer o repouso e prestar atenção no quadro de evolução da doença. Todo caso suspeito tem que ser notificado até mesmo para que a equipe da dengue possa realizar as ações nos locais que apresentam mais focos do mosquito”, destacou a secretária.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!