NOTÍCIAS

SECRETARIA DE SAÚDE SEGUE COM FUMACÊ PESADO DURANTE ESSA SEMANA

Desde o dia 19 de abril, a secretaria municipal de Saúde, junto com o departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, vem realizando a operação de fumacê pesado em diversas ruas da cidade.

Trata-se de uma ação que faz parte do combate à dengue e ganhou reforço na última semana com dois veículos, que foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Os veículos utilizam de um equipamento portátil que realiza a pulverização de inseticida com Ultra Baixo Volume (UBV) pesado no combate ao mosquito transmissor da dengue, facilitando uma cobertura mais completa em toda cidade.

A equipe iniciou os serviços nos bairros Pindaíbas, Leôncio, JK, Cidade Nobre,  Totonha Tomé, Nova Esperança, Dona Vicentina, Vila Nova, São Francisco, centro e nos dias seguintes passou para Vila Agreny, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda, Eliza Leonel, além dos residenciais Morada do Sol, Arlindo Barbosa e Geraldo Sansoni.

Além dessa ação, conforme informações do diretor do departamento, Luiz Henrique Vieira Mota, a equipe tem trabalhado no mutirão de limpeza nos fins de semana e nas campanhas de conscientização para a população sobre os cuidados de manter os quintais limpos, evitando a proliferação do Aedes Aegypit.

Durante esta semana, as caminhonetes continuarão a pulverização em diversos locais, sendo na segunda (25/04) no período da manhã: centro, bairros São Francisco, Totonha Tomé e Nova Esperança. Já no período da tarde, serão os bairros Vila Agreny, Residencial Geraldo Sansoni e Novo Tempo.  Na terça (26/04), no período da manhã: bairro Colina, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda e Eliza Leonel. À tarde: bairros Dona Vicentina, Vila Nova, Pindaíbas, Residenciais José Neca da Costa, Arlindo Barbosa e Morada do Sol, Leôncio, JK e Cidade Nobre.

Na quarta (27/04), o centro, São Francisco, Totonha Tomé e Nova Esperança serão feitos no período de manhã. E no período da tarde, os bairros Vila Agreny, residencial Geraldo Sansoni e bairro Novo Tempo         .

E para finalizar,  na quinta (28/04), os veículos de fumacê irão percorrer, no período da manhã, os bairros Colina, São Judas Tadeu, Jardim América, Atalaia, Lagoa de Trás, Nova Brasília, Jardim Santo Antônio, Olinda, Eliza Leonel.Luiz Henrique explicou que no momento em que as camionetes passarem nas portas das residências, as pessoas abram as portas e janelas para que o inseticida chegue até os quintais. Ainda segundo ele, o fumacê não causa nenhum dano ao ser humano e nem aos pets, porém, a recomendação da SES-MG é de que os animais de pequenos portes e pessoas com asmas ou problemas respiratórios devem evitar proximidade com os veículos de pulverização. Ele aconselha a população a guardar os pássaros dentro de um cômodo fechado ou até cobrí-los com lençol para proteção e retirar as roupas do varal para evitar algum dano posteriormente.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, alerta a população sobre os cuidados a tomar para aqueles quem apresentarem sintomas de dengue. “A pessoa que tiver febre, dor de cabeça, mialgia, diarreia, vômitos e sentir coceira e vermelhidão no corpo devem procurar um médico ou PSF para realizar o exame do laço e posteriormente, o teste de sorologia ou o teste rápido. Ela deve manter-se hidratada, fazer o repouso e prestar atenção no quadro de evolução da doença. Todo caso suspeito tem que ser notificado até mesmo para que a equipe da dengue possa realizar as ações nos locais que apresentam mais focos do mosquito”, destacou a secretária.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)