SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA FEIRA LIVRE

Com o objetivo de imunizar as pessoas que ainda não tinham recebido a primeira, segunda e a dose reforço da vacina contra o novo coronavírus, a secretaria municipal de Saúde realizou, na noite de quarta-feira, 08, a vacinação da população em uma tenda que foi montada no espaço da Feira Livre.

Ao todo, 50 pessoas foram imunizadas no local, sendo do imunizante Pfizer: um total de 14 primeiras doses, 12 segundas doses e 13 de reforço. Quatro pessoas receberam a segunda dose de Astrazeneca e mais sete a segunda de Coronavac.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, explicou que essa foi mais uma ação desenvolvida pelo setor para acelerar o processo de imunização da população que não tem procurado o Centro Emergencial de Vacinação para completar o ciclo vacinal e ainda uma forma de proteger as pessoas dessa nova variante que está se aproximando.

De acordo com a secretária, existe um número aproximado de duas mil doses que irão vencer até o dia 20 desse mês se não forem utilizadas e por isso, o setor vem solicitando que as pessoas verifiquem as datas dos cartões para confirmar se os prazos já venceram, ressaltando que as doses de reforço foram adiantadas para cinco meses.

Rosângela explicou que a Pfizer também foi adiantada para 21 dias. “Aqueles que já foram imunizados pela primeira vez e já tiveram os prazos vencidos nesse período, podem procurar o Centro de Vacinação”, disse a secretária.

Aqueles que perderam o cartão de vacina e não se lembram das datas de imunização também deverão se dirigir à sala de vacinação e pedir aos atendentes para verificar os dados que estão registrados no município.

“Muitas pessoas tomaram a primeira dose e ficaram com receio por algum motivo de tomar segunda. Outras perderam pessoas próximas e não acreditaram na eficiência das vacinas. Mas temos dados de que a vacinação é eficaz, sim. Já estamos com mais de 80% de pessoas imunizadas em Piumhi. Se tiverem dúvidas, nos procurem para conversar. A única certeza que nós profissionais de Saúde temos, é que devemos estar imunizados, pois é única forma de nos proteger desse vírus”, explicou.

A secretária informou que todas as pessoas devem tomar o reforço, sejam idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da Saúde, trabalhadores em geral, gestantes e puérperas, transplantados, imunossuprimidos e outros públicos acima 12 anos. Somente aquelas que tomaram a Janssen (dose única), estão ainda em análise para que seja feita uma segunda dose.

Ao final, Rosângela reforçou a importância de tomar os cuidados necessários nesses eventos de fim de ano, continuar fazendo o uso da máscara, principalmente em lugares fechados, utilizar o álcool em gel e o distanciamento físico. “Estamos mantendo um índice muito baixo de contaminação no município nos últimos meses, mas temos que continuar atentos porque a pandemia ainda não acabou e com essa nova cepa se espalhando, não sabemos como o organismo irá reagir. Dessa forma quanto mais protegidos estivermos, melhor será”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!