SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA EM PENEDOS SOBRE O “NOVEMBRO AZUL”

No último sábado, 20, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, juntamente com a coordenadora de Atenção Básica, Kátia Soares, a coordenadora do PSF Rural, Rafaela Vaz, o agente de Saúde, Ricardo Graciano, e o vereador, Gilvan Antônio da Silva, estiveram no PSF Joaquim Goulart de Araújo, no povoado de Penedos,  para falar sobre a campanha Novembro Azul e a importância da prevenção do câncer de próstata.

No local, também foi realizada a coleta de exames laboratoriais.

CAMINHADA NOVEMBRO AZUL

No domingo, 21, aconteceu a 1ª Caminhada Novembro Azul, visando promover a conscientização do câncer de próstata. Os participantes saíram da Feira Livre, onde foi feita aferição de pressão, em seguida fizeram um pit stop em frente à praça Matriz para um breve coffe break e aquecimento. Seguiu por mais algumas ruas da cidade e retornou para a praça Matriz. Ao longo do percurso, foram montados pontos de apoio, aferição de pressão e acompanhamento de profissionais.

A caminhada teve a presença do prefeito Paulo César Vaz, da médica e primeira dama Fernanda Craide Vaz, da secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, da secretária municipal de Educação Vanilda Soares, do diretor do departamento de Esporte, Matheus Valeriano e diversos servidores municipais.

SAÚDE DO HOMEM

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina. Todos os anos, neste período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.

Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas. São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e o corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.

No Brasil, é tradição que prédios e monumentos históricos recebam iluminação azul nesta época do ano. O objetivo é chamar atenção para o movimento global, trazendo informações e conscientização sobre o que deve ser feito em prol da saúde do homem.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!