DECRETO COVID-19

SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA PROJETO SAÚDE EM AÇÃO NOS PSFs DO MUNICÍPIO

Na manhã de sexta-feira, 22, aconteceu o lançamento do projeto Saúde em Ação, que será implantado nos Programas de Saúde da Família (PSFs) através da secretaria municipal de Saúde.

O lançamento aconteceu no Cine Victor Agresta com a presença da secretaria municipal de Saúde, Rosângela Terra, a coordenadora do E-NASF, Marisa de Fátima Ferreira, a referência técnica na promoção da saúde, Gabriela Aparecida Araújo e a diretora da atenção primária, Kátia Soares, que estão à frente dessa ação.

Dentro da programação, foram realizadas diversas atividades como ginástica na cadeira, além de palestras sobre a importância do exercício físico no processo de perda de peso, com o profissional de Educação Física, Ricardo Soares de Souza e com as nutricionistas Haline Reis, Karyne Rodrigues e Thaís Ferreira de Melo Silva, que falaram sobre a combinação dos alimentos no processo de emagrecimento.

De acordo com a coordenadora, Marisa de Fátima Ferreira, os casos de sobrepeso e obesidade aumentaram muito recentemente e, posteriormente, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

Ainda segundo ela, o projeto tem como principal objetivo auxiliar os usuários no controle de comorbidades crônicas não transmissíveis, através da reeducação alimentar e prática regular de atividade física, através de orientações nutricionais com acompanhamento e avaliação física.

O “Saúde em Ação” será feito nos PSFs, e as pessoas interessadas podem se inscrever para passar por uma avaliação antropométrica e nutricional, onde receberá um plano alimentar individualizado com acompanhamento mensal.

Marisa explicou que essa ação também conta com outros profissionais, como psicólogos, endocrinologista, fisioterapeutas, caso seja a necessidade do usuário. Tendo ainda o acompanhamento durante seis meses e, após este período, serão reavaliados novamente para comparação do quadro de saúde, antes e depois do projeto.

A secretária de Saúde, Rosângela Terra, ressaltou que a pandemia aumentou a compulsão por alimentação e deixou as pessoas com problemas emocionais mais agravados. Por esse motivo, esse programa veio em boa hora auxiliando a população.

A referência técnica, Gabriela, informou que haverá ainda uma parceria com a secretaria de Educação, onde serão realizadas ações como essas incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes em todas as creches e escolas com intuito de instruir as crianças a terem uma alimentação mais adequada. E também a parceria da secretaria de Meio Ambiente e secretaria da Educação, através da qual será implantada uma horta escolar na escola Lindamar Martins, na comunidade de Penedos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!