DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

SECRETARIA DE SAÚDE EXPANDE ATENDIMENTOS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES À POPULAÇÃO

Em parceria com a secretaria de Assistência Social e o departamento de Cultura, a secretaria de Saúde deu início no mês de março à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em Saúde yoga e reiki, no Centro de Convivência da Melhor Idade e Casa da Cultura. As atividades estão sendo realizadas pela instrutora, Vânia Alves de Oliveira. Ao todo são sete turmas de idosos, adultos e adolescentes, além de duas turmas do departamento de Cultura, sendo 14 aulas por semana, que ocorrem de acordo com as normas de segurança, mantendo distanciamento de três metros, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras.
Segundo a secretária de Saúde Rosangela Terra, essas políticas publicadas em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população, e têm como objetivo expandir os atendimentos à população com ações de promoção e prevenção em saúde.
A coordenadora das práticas integrativas no município, Marisa Ferreira, explica que são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos como uma dor de cabeça, por exemplo, mas também o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas. “São recursos que buscam a prevenção das doenças e a recuperação da saúde a partir do autocuidado”, completa.
O yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem- estar e a disposição. Já o reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta (ou mestre reikiano) estende suas mãos sobre partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.
As aulas são ofertadas à população de segunda às sextas-feiras das 17:00 às 21:00 e às terças e quintas-feiras também no turno da manhã das 7:00h às 11:00h, no Centro de Convivência da Melhor Idade. Nas segundas e quartas acontecem em parceria com a Casa da Cultura das 9:00h às 10:00h.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!