A secretaria municipal de Saúde informou que as pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Astrazeneca e completaram oito semanas (56 dias), já podem procurar o Centro Emergencial de Vacinação para se vacinarem. O comunicado dessa redução de intervalo veio da secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, na última segunda-feira, 18, através de uma decisão tomada para incentivar a aplicação da segunda dose, que garante a completa imunização contra o coronavírus.
A antecipação é recomendada pelo Ministério da Saúde, devido ao surgimento de novas variantes do vírus e depois que estudos comprovaram que a eficácia da Coronavac é maior se o intervalo entre as duas doses for de 14 e não de 28 dias, como antes preconizado.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Rozilene Machado Melo, explicou que as pessoas que receberam a primeira dose e completaram esse ciclo, podem se dirigir à sala de vacinação Julieta Silveira de Castro, para que a equipe de vacinação faça a conferência do cartão de vacina.
Ainda segunda ela, as vacinas Pfizer irão continuar com o intervalo de 8 semanas e a Coronavac com 14 dias. A única alteração é do imunizante Astrazeneca que, anteriormente, era de 12 semanas (84 dias).
Segundo a última atualização dos números de vacinação do município, cerca de 27.132 (88,22%) pessoas receberam a primeira dose e 17.508 (56,935%) a segunda. A dose de reforço teve um alcance de 1.428 pessoas, entre elas, idosos, profissionais da Saúde e adultos com comorbidades. E ainda 52 pessoas de 12 a 17 anos, (com comorbidades), tomaram a primeira dose.