DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

SECRETÁRIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE A VARIANTE ÔMICRON E OS CUIDADOS NAS FESTAS DE FIM DE ANO

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, informou nesta quarta-feira, 29, dados importantes sobre os casos da variante ômicron que foram detectados em Minas Gerais após receber um relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Segundo a secretária, existe o registro de um caso da variante em Passos, o que preocupa pela proximidade dos municípios e pela ligação das duas cidades, principalmente na área hospitalar. “Se já existe um caso confirmado em Passos, possivelmente a ômicron chegará em Piumhi, até mesmo pelo aumento e circulação de pessoas nas festas de fim de ano”, destacou Rosângela.

A secretária de Saúde disse que também tem se preocupado muito com o aumento de casos de Covid nos últimos dias, e acredita que daqui a 15 dias, esses números vão crescer devido às festas de fim de ano e pela falta de cuidado das pessoas que deixaram de usar máscaras e seguir os protocolos de segurança corretamente.

Rosângela ressalta que o Covid não acabou e que além de termos uma variante se aproximando, existem os riscos da influenza H3N2, que são bastante parecidos. Segundo ela, a primeira coisa a se fazer é uma intensa prevenção. “Cada um cuida de si, pois assim estaremos cuidando do próximo. Se a pessoa apresentar sintomas que são típicos da Covid, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, cansaço, entre outros, deve procurar uma Unidade de Saúde ou a Santa Casa para fazer um diagnóstico diferencial e saber qual vírus se trata, e somente assim, partir para o tratamento”, explicou.

Lembrando que as Unidades de Saúde (UBS) Totonha Tomé e Dona Tina, João Guilherme Alves “Tó” e Rural estão funcionando nos horários noturnos de 17h às 21h de segunda à sexta-feira.

A secretária enfatiza que o município ainda está disponibilizando a vacina para a influenza tipo A (gripe), e mesmo ela não cobrindo a H2N3, quem se interessar pode procurar a sala de vacinação para ser imunizado.

“Além desses cuidados, é importante a vacinação contra Covid-19, sendo o esquema completo e dose de reforço, bem como as recomendações sanitárias: uso correto de máscaras, lavagem das mãos com frequência e continuar evitando aglomerações para evitar o contágio de novas variantes e das doenças gripais”.

 

CASOS CONFIRMADOS DE ÔMICRON

Entre os casos positivos no estado, estão os casos notificados pelos municípios de Belo Horizonte (85), Extrema (19), Betim e Lagoa Santa (4 cada), Itaúna e Lavras (3 cada), Contagem, Passa Quatro, Três Pontas e Varginha (2 cada), Campos Gerais, Passos, Sete Lagoas e Maria da Fé (1 cada). Entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior. Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Ômicron no estado.

Todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários.

Além dos 130 casos positivos, a SES-MG está monitorando outros 14 casos que, até o momento, são considerados suspeitos para a variante ômicron.

Sobre o detalhamento dos casos, foi implementado o painel de monitoramento pelo qual é possível consultar o tipo de variante ou linhagem que foi identificada no estado, o município de ocorrência e o número de amostras analisadas em cada região. O painel é aberto para consulta pública e está disponível no link: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. A Secretaria reforça que os dados são dinâmicos e podem ser atualizados a qualquer momento.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)