DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

SECRETÁRIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE A VARIANTE ÔMICRON E OS CUIDADOS NAS FESTAS DE FIM DE ANO

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, informou nesta quarta-feira, 29, dados importantes sobre os casos da variante ômicron que foram detectados em Minas Gerais após receber um relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Segundo a secretária, existe o registro de um caso da variante em Passos, o que preocupa pela proximidade dos municípios e pela ligação das duas cidades, principalmente na área hospitalar. “Se já existe um caso confirmado em Passos, possivelmente a ômicron chegará em Piumhi, até mesmo pelo aumento e circulação de pessoas nas festas de fim de ano”, destacou Rosângela.

A secretária de Saúde disse que também tem se preocupado muito com o aumento de casos de Covid nos últimos dias, e acredita que daqui a 15 dias, esses números vão crescer devido às festas de fim de ano e pela falta de cuidado das pessoas que deixaram de usar máscaras e seguir os protocolos de segurança corretamente.

Rosângela ressalta que o Covid não acabou e que além de termos uma variante se aproximando, existem os riscos da influenza H3N2, que são bastante parecidos. Segundo ela, a primeira coisa a se fazer é uma intensa prevenção. “Cada um cuida de si, pois assim estaremos cuidando do próximo. Se a pessoa apresentar sintomas que são típicos da Covid, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, cansaço, entre outros, deve procurar uma Unidade de Saúde ou a Santa Casa para fazer um diagnóstico diferencial e saber qual vírus se trata, e somente assim, partir para o tratamento”, explicou.

Lembrando que as Unidades de Saúde (UBS) Totonha Tomé e Dona Tina, João Guilherme Alves “Tó” e Rural estão funcionando nos horários noturnos de 17h às 21h de segunda à sexta-feira.

A secretária enfatiza que o município ainda está disponibilizando a vacina para a influenza tipo A (gripe), e mesmo ela não cobrindo a H2N3, quem se interessar pode procurar a sala de vacinação para ser imunizado.

“Além desses cuidados, é importante a vacinação contra Covid-19, sendo o esquema completo e dose de reforço, bem como as recomendações sanitárias: uso correto de máscaras, lavagem das mãos com frequência e continuar evitando aglomerações para evitar o contágio de novas variantes e das doenças gripais”.

CASOS CONFIRMADOS DE ÔMICRON

Entre os casos positivos no estado, estão os casos notificados pelos municípios de Belo Horizonte (85), Extrema (19), Betim e Lagoa Santa (4 cada), Itaúna e Lavras (3 cada), Contagem, Passa Quatro, Três Pontas e Varginha (2 cada), Campos Gerais, Passos, Sete Lagoas e Maria da Fé (1 cada). Entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior. Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Ômicron no estado.

Todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários.

Além dos 130 casos positivos, a SES-MG está monitorando outros 14 casos que, até o momento, são considerados suspeitos para a variante ômicron.

Sobre o detalhamento dos casos, foi implementado o painel de monitoramento pelo qual é possível consultar o tipo de variante ou linhagem que foi identificada no estado, o município de ocorrência e o número de amostras analisadas em cada região. O painel é aberto para consulta pública e está disponível no link: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. A Secretaria reforça que os dados são dinâmicos e podem ser atualizados a qualquer momento.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!