Na manhã de quarta-feira, 16, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, reuniu-se com a imprensa para falar sobre a coleta seletiva no município, que já existe, mas muitos não têm conhecimento de como funciona.
De acordo com o secretário, atualmente, existe uma rota piloto que atende os bairros: Alvorada, Bela Vista, Capoeira, Nova Piumhi, São Francisco, Novo Tempo, além dos loteamentos Pérola Negra e Jardim Betel todas as segundas e quintas-feiras. Já nas terças, quartas e sextas-feiras, a coleta atende a região central, principalmente, dos comércios e indústrias da iniciativa privada.
Arthur destacou a importância da parceria com empresas da cidade que queiram auxiliar na separação desse material. “Quem se interessar, é só entrar em contato com a secretaria do Meio ambiente e solicitar que o nosso caminhão passe no endereço da empresa, de acordo com a demanda dessas empresas”, frisou.
Ainda de acordo com ele, através dessa parceria é possível planejar, semanalmente, essa coleta, que ocorreria uma vez por mês, ou sob demanda, conforme a quantidade de material reciclável.
“Nós precisamos muito desse tipo de apoio para melhorar o volume de material coletado. Nós últimos meses de pandemia, temos notado uma queda drástica de 30% do que coletávamos antes”, destacou.
Para o secretário, essa queda deve-se ao fato de que a pandemia mudou muito os hábitos das pessoas, e como todo o lixo que se concentrava em restaurantes, bares, praças foi descentralizado e passou a ficar somente nas residências.
Arthur disse que com o empenho e auxílio da atual administração será possível tornar a divulgação dessa coleta seletiva mais ampla até mesmo porque a realidade do aterro exige uma conscientização urgente da população para melhorar a reciclagem no município.
Atualmente, qualquer cidadão pode juntar o seu material reciclado e depositar no dia e a hora que quiser em qualquer um dos 11 PEVs, que são os Pontos de Entrega Voluntária, ou seja, as gaiolas azuis, que existem espalhadas na cidade (veja informações abaixo).
O próximo passo é que, nesta semana, Piumhi será inscrito no consórcio CICANASTRA, e ainda, através de parceria do governo federal e estadual, serão destinados R$100 milhões para apoiar os municípios em soluções de encerramento dos lixões e aterros controlados, do Programa Lixão Zero.
“A ideia da secretaria junto ao consórcio é de planejar uma Usina de Triagem mecanizada em que vamos transformar todo o lixo que não for reciclável em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), que é o material que a gente pode, inclusive, vender para a indústria”, finalizou o secretário.
Endereço: Ponto de Referência
Avenida Dr. Oswaldo Soares Machado (Praça da Mercearia da Lili)
Comunidade de Penedos –
Praça Dr. Avelino de Queiroz (departamento de Meio Ambiente) Artigo escritório do Sindicato Rural
Praça Francisco Campos – Feira Livre De frente ao estádio Chico Alves
Praça José Firmino Ferreira Praça da Rodoviária
Praça Padre Alberico Próximo ao trailler de lanches
Rua Armando Viotti Escola municipal Josino Alvim
Rua Adolfo Soares Moraes esquina c/ rua São Vicente PSF Sudário dos Santos/ Colônia dos Pescadores
Rua Armando Viotti – Praça Tuiuti Praça Tuiuti
Rua Dr. Higino Próximo ao Rotary Club e AVAMEP
Rua Tabelião Ovídio Arantes Departamento de Assistência Social