DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA NA CIDADE

Na manhã de quarta-feira, 16, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, reuniu-se com a imprensa para falar sobre a coleta seletiva no município, que já existe, mas muitos não têm conhecimento de como funciona.

De acordo com o secretário, atualmente, existe uma rota piloto que atende os bairros: Alvorada, Bela Vista, Capoeira, Nova Piumhi, São Francisco, Novo Tempo, além dos loteamentos Pérola Negra e Jardim Betel todas as  segundas e quintas-feiras. Já nas terças, quartas e sextas-feiras, a coleta atende a região central, principalmente, dos comércios e indústrias da iniciativa privada.

Arthur destacou a importância da parceria com empresas da cidade que queiram auxiliar na separação desse material. “Quem se interessar, é só entrar em contato com a secretaria do Meio ambiente e solicitar que o nosso caminhão passe no endereço da empresa, de acordo com a demanda dessas empresas”, frisou.

Ainda de acordo com ele, através dessa parceria é possível planejar, semanalmente, essa coleta, que ocorreria uma vez por mês, ou sob demanda, conforme a quantidade de material reciclável.

“Nós precisamos muito desse tipo de apoio para melhorar o volume de material coletado. Nós últimos meses de pandemia, temos notado uma queda drástica de 30% do que coletávamos antes”, destacou.

Para o secretário, essa queda deve-se ao fato de que a pandemia mudou muito os hábitos das pessoas, e como todo o lixo que se concentrava em restaurantes, bares, praças foi descentralizado e passou a ficar somente nas residências.

Arthur disse que com o empenho e auxílio da atual administração será possível tornar a divulgação dessa coleta seletiva mais ampla até mesmo porque a realidade do aterro exige uma conscientização urgente da população para melhorar a reciclagem no município.

Atualmente, qualquer cidadão pode juntar o seu material reciclado e depositar no dia e a hora que quiser em qualquer um dos 11 PEVs, que são os Pontos de Entrega Voluntária, ou seja, as gaiolas azuis, que existem espalhadas na cidade (veja informações abaixo).

O próximo passo é que, nesta semana, Piumhi será inscrito no consórcio CICANASTRA, e ainda, através de parceria do governo federal e estadual, serão destinados R$100 milhões para apoiar os municípios em soluções de encerramento dos lixões e aterros controlados, do Programa Lixão Zero.

“A ideia da secretaria junto ao consórcio é de planejar uma Usina de Triagem mecanizada em que vamos transformar todo o lixo que não for reciclável em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), que é o material que a gente pode, inclusive, vender para a indústria”, finalizou o secretário.

Endereço:                                                                                                          Ponto de Referência

Avenida Dr. Oswaldo Soares Machado                                                              (Praça da Mercearia da Lili)

Comunidade de Penedos                                                                                          –

Praça Dr. Avelino de Queiroz (departamento de Meio Ambiente)               Artigo escritório do Sindicato Rural

Praça Francisco Campos – Feira Livre                                                               De frente ao estádio Chico Alves

Praça José Firmino Ferreira                                                                                 Praça da Rodoviária

Praça Padre Alberico                                                                                               Próximo ao trailler de lanches

Rua Armando Viotti                                                                                                Escola municipal Josino Alvim

Rua Adolfo Soares Moraes esquina c/ rua São Vicente                                  PSF Sudário dos Santos/ Colônia dos Pescadores

Rua Armando Viotti – Praça Tuiuti                                                                    Praça Tuiuti

Rua Dr. Higino                                                                                                        Próximo ao Rotary Club e AVAMEP

Rua Tabelião Ovídio Arantes                                                                                Departamento de Assistência Social

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!