Durante esta semana, a secretaria municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, juntamente com a Associação Viraser de Piumhi (Avipi), iniciou uma conexão entre o Brasil e a França, através do IFMG de Betim. Um grande destaque internacional para o município que consiste em desenvolver trabalhos práticos com os estudantes franceses na Central de Reciclagem.
De acordo com o secretário Arthur Rezende Delfim, os instrutores Emma Wagner e Hugo Babics vieram ao Brasil para propor uma nova forma de aproveitamento do plástico, a partir dos processos aplicados na indústria de perfumes, na qual eles possuem experiência de trabalho.
“A ideia é capacitar os associados a produzirem os mais diferentes tipos de itens por meio do plástico reciclado como: vasos de plantas, porta-copos, mesas e até mesmo skates de tampas plásticas”, destacou o secretário.
Ainda segundo ele, isso foi possível através do professor Gabriel Mendes Carvalho, do curso de Engenharia Mecânica do IFMG – Campus Betim, uma vez que o município foi selecionado como a central onde será desenvolvida essa nova prática.
“É um dia a ser comemorado por nós de Piumhi, e que passamos, cada vez mais, mostrar o nosso potencial de desenvolvimento regional para as pessoas de fora. Os trabalhos continuam e vamos buscar transformar tudo isso em realidade e construir uma associação modelo para o estado mineiro, para o Brasil, e agora, quem sabe, para o mundo”, concluiu Arthur.