SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

No dia 09 de agosto, aconteceu a primeira Conferência Municipal de Educação,  sob a forma online, com o acompanhamento de todos os interessados que compõem a comunidade escolar: professores, funcionários de serviço e apoio escolar, pais, autoridades e demais convidados. Durante todo o evento, houve a participação média de 480 participantes.

A conferência teve seu início com a fala da Secretária Municipal de Educação, Vanilda Soares Faria, acolhendo a todos e abrindo os trabalhos. Em seguida, o palestrante, Anderson Christian Pereira, analista educacional da SRE-Passos, realizou explanação sobre o que é o Plano Nacional de Educação (PNE), a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), a relação entre os planos e sua importância para as políticas educacionais do município, a necessidade do acompanhamento de suas metas e estratégias para a educação municipal. Destacou que o PME não é um plano somente da rede municipal de educação, mas de todas as redes existentes no município: estadual, particular e filantrópica.

A servidora municipal, Ediana de Oliveira Terra, realizou a intermediação dos blocos e participação dos delegados representativos dos grupos que desenvolveram seus estudos e notas técnicas sobre as metas e estratégias contidas no PME do município de Piumhi.

O PME é um documento, em forma de Lei que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas do município para o período determinado.  É uma lei elaborada, com participação popular, discutido em audiências públicas, fóruns e conferências municipais, apresentada, pelo poder executivo ao legislativo, para sua votação, aprovação e publicação.

Os delegados fizeram suas apresentações colocando as notas técnicas para aprovação dos demais, sendo que, todos puderam dar sua contribuição e manifestar o que pensam e o que visualizam para a educação do município de Piumhi.

Nessa conferência, foram propostos novos direcionamentos, confirmação e adequação de outros. Portanto, os objetivos propostos, por toda a equipe que organizou e intermediou a realização do evento, foram alcançados. Agora é colocar o texto da conferência em prática.

Espera-se que, a partir do que a educação dispõe hoje, se possa trilhar e abrir novos caminhos e horizontes, fortalecendo o que está dando certo e corrigindo o que não correspondeu ao esperado. A educação é um trabalho de muitos, que unidos por um elo forte, desenvolvem os laços do conhecimento e saber. E este elo forte é o PME, que compila as sugestões, anseios e necessidades para uma educação de todos e para todos.

A educação de Piumhi não está parada. Mesmo em meio a tantas turbulências, neste período de pandemia, que impacta toda a estrutura educacional, secretaria e parceiros das redes estaduais, particulares e filantrópicas, tem buscado formas de continuar oferecendo um ensino-aprendizagem com segurança e qualidade para os estudantes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!