O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, diminuindo as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Esta ação do PSE iniciou-se em no dia 04 de novembro no CMEI André Mourão e se estendeu a todas as instituições de ensino, encerrando com o resultado do projeto na escola municipal Lourdes Ferraz Cunha no último dia 22. Durante esse período foi promovido pelos profissionais da saúde e educação, o preparo de uma salada de frutas em cada uma dessas instituições escolares.
O PROJETO
A escola é a instituição privilegiada desse encontro: educação e saúde, por ser espaço de convivência social para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde, incluindo prevenção, recuperação e manutenção do alunos, através das atividades propostas.
No município foram pactuadas para o biênio 2021/2022 todas as escolas, incluindo creches e CMEIs da rede municipal. Esta ação teve como objetivo incentivar o consumo de frutas e também de legumes e outros vegetais, além de motivar o consumo da alimentação preparada na escola.
Também foi disponibilizado às crianças um informativo com sugestões de lanches saudáveis para que sejam orientadas a optar por escolhas de alimentos saudáveis em seus lanches feitos em casa, ou que priorizem o consumo da alimentação fornecida pela instituição escolar, a qual conta com a elaboração de cardápio balanceado pelas nutricionistas escolares.
Dessa forma, as nutricionistas escolares estão trabalhando com vistas à promoção da cultura de uma boa alimentação para uma melhor saúde dos futuros cidadãos, sendo que os alimentos ofertados nos estabelecimentos escolares da rede municipal visam atingir esse objetivo.
As ações contaram com a coordenação da referência técnica em Promoção da Saúde, Gabriela Araújo e a nutricionista responsável técnica da Alimentação Escolar, Solange Barcelos Costa Gatti e a colaboração de diversos funcionários das secretarias de Saúde e Educação.