SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É INAUGURADA NO BAIRRO NOVO TEMPO

Na tarde de terça-feira (31/05), aconteceu a inauguração da sede da secretaria municipal de Educação “Maria Aparecida Ferreira”.

Uma das obras mais esperadas dessa administração reuniu diversas autoridades no local. Estiveram presentes o prefeito Paulo César Vaz acompanhado da primeira dama Fernanda Craide, o vice-prefeito José Cirineu Silva acompanhado da esposa Isadora, a secretária municipal de Educação Vanilda Soares Faria, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Tadeu Augusto Ferreira, e demais secretários de diversos setores, o presidente da Câmara Reinaldo dos Reis Silva e os vereadores Carlos Leonel de Oliveira, Fábio Henrique Novaes Ferreira, Gilvan Antônio da Silva, João Marcos Macedo Silveira, José Antônio Camargo Júnior, José Welington da Silva, Shirley Elaine Gonçalves Faria e Wilde Wellis de Oliveira, autoridades, servidores municipais e público em geral.

Após o pronunciamento de alguns vereadores, da secretária de Educação, da filha da homenageada, Marisa Inês Ferreira Costa, do vice-prefeito e do prefeito, o ex-prefeito Wilson Marega Craide, que esteve presente junto à esposa Maria do Socorro Craide, também fez suas considerações. Na ocasião, a primeira dama recitou um poema de autoria de Maria Aparecida Ferreira. O prefeito Paulo César Vaz contou um pouco da história da obra e disse estar muito feliz em poder concluir mais uma importante edificação, que será de suma importância para o setor de Educação.

Em seguida, houve o descerramento da placa inaugural, juntamente ao viúvo da homenageada Francisco Ferreira Neto (Chiquito Cicino).

NOVA SEDE

A construção que está localizada na rua Agneltina Guimarães, loteamento Pérola Negra, bairro Novo Tempo é uma estrutura moderna, com cerca de 300m² de área com salas administrativas, setores de atendimento ao público, sala de arquivo, entre outros. O local chega para oferecer mais qualidade de trabalho para os profissionais e atendimento à população.

Através de uma estrutura planejada e de alta qualidade, a secretaria conta com salas individuais para atendimento dos seus diferentes segmentos. A expectativa é que essa nova sede atenda, administrativamente, com melhores condições, toda a rede municipal de ensino, composta por 500 servidores e uma média de 2.900 alunos.

MARIA APARECIDA FERREIRA

Maria Aparecida Ferreira nasceu em Piumhi, aos 16 de maio de 1940, filha de Orozimbo Rodrigues e Maria Augusta Vieira. Casou-se com Francisco Ferreira Neto (Chiquito Cicino) e tornou-se mãe de oito filhos, os quais lhe deram netos e bisnetos.

Teve uma infância simples na roça, onde morava com seus pais. Estudou até a 4ª série primária na Escola Estadual Dr. Avelino de Queiroz. Não prosseguiu os estudos devido às condições financeiras da família e as dificuldades da época. Nesse período, após receber seu diploma, alfabetizou, em casa, várias crianças que moravam nas proximidades do local onde vivia. Cultivou pela vida afora seu amor ao conhecimento e, principalmente, às palavras.

Maria Aparecida foi uma leitora ávida e tinha uma habilidade nata para escrever e declamar poemas, inclusive, um deles foi selecionado em um concurso mineiro realizado pelo Banco Real e, por isso, foi agraciada com uma honrosa homenagem no palácio das Artes em Belo Horizonte. Sendo, também, entrevistada pelo programa MGTV, no quadro Destaques, e seu poema – Serra da Canastra- foi recitado.

Maria Aparecida foi uma mãe e esposa amorosa e dedicada, dona de casa zelosa e isso a impulsionou a criar a família dentro dos princípios da igreja, pois foi uma mulher de muita fé e católica atuante. Atuou durante muitos anos no Apostolado da Oração, no Lar São José e na Sociedade São Vicente de Paulo, onde a participação era ativa nas campanhas solidárias e exercia a função de secretária. Além de exercer trabalho voluntário como costureira, foi também professora de artesanato (tricô, bordado e crochê), e uma das incentivadoras da criação do clube da maior idade Clube Fascinação, onde novamente, atuou como secretária por vários anos.

Enfrentou diversas dificuldades, mas, sempre, com dignidade e sabedoria, pois era uma mulher forte e determinada. Seu legado é simples e essencial, porém, ao mesmo tempo, grandioso e inesquecível. Portanto, será eternizado por sua descendência.

O poema “Serra da Canastra” retrata um pouco da sensibilidade, do amor à natureza e à região dessa grande e inigualável mulher: Maria Aparecida Ferreira.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!