Piumhi se prepara para uma semana literária inédita, que acontece durante essa semana no rol de entrada do Cine Victor Agresta. Entre os dias 06 e 10 de dezembro vai acontecer o lançamento de cinco livros patrocinados pela Lei Aldir Blanc, sendo três integralmente e dois parcialmente. O evento está sendo organizado pela secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, 06, a partir das 18h, com o lançamento do livro “Memórias da História Piumhiense (Vol. II)” de autoria do professor, advogado e historiador Luís Augusto Júnio Melo. A obra, que é o quarto livro do autor, reúne uma coletânea de crônicas algumas publicadas no jornal Alto S. Francisco e outras que são inéditas.
Na terça-feira, 07, às 19h, será o lançamento do livro: “Fazenda Paciência: Quinze anos de Memória” de autoria de Jerônimo José Pereira. Nascido em Piumhi na Fazenda Paciência, o autor foi bancário e viveu fora por muitos anos. Ao se aposentar retornou para Piumhi, sua terra natal. Atualmente aos 79 anos de idade é iniciante na arte das letras e já anunciou que prepara a sua segunda obra.
Já na quarta-feira, 08, às 18h será o lançamento do oitavo livro de Rômulo Agresta. Com o chamativo título “Piumhi: Crônicas de Cantos e Encontros”.
Na quinta-feira, 09, às 19h, outra iniciante na arte das letras: Talita Graciele Faria Lima, piumhiense, residente atualmente em Franca, fará o lançamento do seu livro fotográfico sobre Piumhi. A obra intitulada “Piumhi num olhar enquadrado” é dividida em quatro capítulos com cores que representam o município.
Para encerrar com chave de ouro, na sexta-feira, 10, às 18h, será a vez de Lúcia Maria Batista Souza lançar o seu segundo livro: “A Formiguinha Nina”. A obra é um livro infantil e conta a história de uma formiguinha muito curiosa que ficava observando as pessoas apressadas à procura do maior tesouro da vida.
O secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Piumhi, Thiago Santos, disse que essa semana literária é motivo de grande felicidade, principalmente pelo fato do departamento de Cultura poder patrocinar projetos tão importantes para a memória, história, cultura e da própria identidade piumhiense.
“É um acontecimento inédito na história de nosso município. Que outras pessoas se sintam encorajadas a se aventurarem por esse universo tão bonito que são as letras e a cultura. Registro aqui os meus parabéns e sinceros agradecimentos aos autores e reforço o convite para que a população prestigie esse tão nobre e memorável acontecimento”, destacou o secretário.