NOTÍCIAS

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÃO NO DIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS

A secretaria municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), realizou, no dia 15 de junho, uma atividade em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, na Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra.

Cerca de 60 pessoas participaram, entre elas, a secretária de Assistência Social, Kátia Regina de Faria Costa, idosos institucionalizados, equipe da Casa dos Velhinhos e equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Segundo a coordenadora do CREAS, Neliane Silva, este ano, o evento teve como objetivo tratar com idosos os pontos positivos que alcançaram após o rompimento das violações que sofriam anterior às suas institucionalizações, além de levar a eles uma tarde de música e muita interação.

Neliane enfatizou que rever usuários que foram acompanhados pelo CREAS e hoje estão bem, sem enfrentar violência e negligência, motiva a equipe a continuar com esse trabalho, seguindo de forma sistemática cada familiar e os idosos que acessam esse órgão.

Para a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, ações como essa não somente enfatizam a data, como valorizam o público que deve ter seus direitos respeitados e ainda possam desfrutar de um dia de entretenimento e muita alegria, que é o que eles merecem dentro dessas instituições e em seus lares.

DIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA AOS IDOSOS

Essa data lembrada em 15 de junho foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa visando conscientizar a sociedade em geral sobre a importância de se combater qualquer tipo de violação de direitos envolvendo os idosos.

Em Piumhi, a rede de proteção para a pessoa idosa envolve diversos órgãos públicos com destaque para os equipamentos da política de assistência social, que ofertam através do CRAS diversas atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e através do CREAS, o acompanhamento de idosos que sofrem algum tipo de violência ou negligência.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!