NOTÍCIAS

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA 2ª OFICINA DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

Aconteceu na última quinta-feira (07/07), através da secretaria municipal de Assistência Social e equipe da Vigilância Socioassistencial, a 2ª Oficina da Vigilância Socioassistencial, onde estiveram presentes vários profissionais da rede de políticas socioassistenciais e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O evento contou ainda com a participação de profissionais da secretaria municipal de Saúde e Educação, Rotary Club, além dos usuários do SUAS e representantes do Conselho do Idoso.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, o objetivo da oficina foi identificar ações nos seguimentos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos e sugerir a criação de potencialidades pela rede de serviços e atendimento à população.
A secretária relata que, durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de entender o papel da Vigilância como produtora, sistematizadora e disseminadora de informações que são produzidas nos territórios de atuação da política de assistência social. “Para aquilo que estamos buscando enquanto gestão, que é o redimensionamento da Vigilância, este diálogo com os trabalhadores é muito interessante e será estratégico na estruturação de um novo SUAS em Piumhi”, ressaltou.
Segundo Kátia Faria, a participação dos trabalhadores é fundamental para que o redimensionamento atenda às necessidades do território de Piumhi. “Precisamos da participação e do conhecimento dos trabalhadores para análise do território através da Vigilância. Podemos dizer que estamos partindo para construir uma Vigilância de pés no chão”, salientou a secretária.
Para a diretora municipal de Assistência Social, Ana Flávia Costa, a oficina sobre Vigilância foi um momento de enriquecimento profissional. “Considero um grande presente, lembrando que o mapa é elaborado coletivamente por um grupo de pessoas na identificação de problemas e propostas de soluções para uma determinada localidade, com a comunidade indicando os pontos de vulnerabilidades e potencialidades sociais. E esse processo nos possibilitará a troca de experiências e o conhecimento mais profundo do território em que já atuamos”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!