SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA 1º PIQUENIQUE INCLUSIVO PARA AUTISTAS

No dia sete de maio, a secretária municipal de Assistência Social, juntamente com o departamento municipal de Esportes, realizou o 1º Piquenique da Inclusão, como campanha de conscientização do autismo.

O evento aconteceu no campo em anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) possibilitando ao grupo de pais e seus filhos uma tarde de entretenimento.

Esse foi o primeiro encontro das famílias do Grupo, onde foi possível se conhecerem pessoalmente e compartilhar a alegria dos filhos que tiveram um dia de muita diversão com brinquedos diversos que foram oferecidos a eles.

GRUPO DE PAIS

O Grupo de Pais foi criado com a iniciativa de algumas mães, inicialmente através do Whatsapp. O objetivo desse grupo era buscar apoio, suporte, informações e orientações sobre seus direitos, os quais são ainda muito desconhecidos e pouco divulgados, além de poderem compartilhar as vivências do dia a dia.

Para esses pais, o apoio do setor de Assistência Social e a equipe do CRAS é de suma importância para as famílias, pois a maioria não possui uma rede de auxílio, não conta com cuidados de saúde para enfrentamento de todo o cansaço e esgotamento físico e emocional, porém, nem com tudo isso, não deixam de priorizar e lutar pelos filhos.

MÃES DE AUTISTAS

Essas mães lutam diariamente, buscando forças para seguir, apesar de toda dor, de todo sofrimento, apesar da exclusão que vivem a todo instante.

Por isso, cabe a toda a sociedade, entender e se conscientizar sobre essa luta e sobre a importância do conhecimento e reconhecimento dos direitos à vida e dignidade dessas pessoas e suas famílias.

O autismo não tem cara, mas os autistas têm sentimentos, e apesar de nem sempre conseguirem demonstrá-los como se é esperado deles, mostram para aqueles que buscam compreendê-los e se importam em compartilhar esse sentimento tão puro. As pessoas autistas não vivem no seu próprio mundo como se houve por aí, eles vivem no mundo de todos e é preciso entender isso.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!