SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIA AULAS DE TREINAMENTO FUNCIONAL NO CRAS

A secretaria municipal de Assistência Social dará início às aulas de funcional adulto e crianças na próxima semana.  As aulas acontecerão todas as terças e quintas às 16h na sede do CRAS.

De acordo com a profissional de educação física e responsável pelas aulas, Lorena Melo, qualquer pessoa pode praticar o treinamento funcional, desde que tenha liberação médica, seja crianças, adultos e idosos, pois os treinos são adaptados aos objetivos e necessidades do participante.

Ela explicou que o treinamento funcional pode ser feito com até 20 pessoas por horário e que os interessados podem fazer suas inscrições no CRAS, que fica situado na rua Padre Abel, nº 1.361, bairro Pindaíbas, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Lorena ressaltou que o objetivo desse treinamento é a iniciação à prática de atividade física e inclusão. Trata-se de um método de treino que utiliza exercícios que aprimoram o corpo para realização de um esporte ou de movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto, entre outras ações.

“Esse tipo de exercício desenvolve o corpo como um todo de maneira eficiente, pois utiliza todas as regiões de forma integrada. São realizadas atividades de força, potência, agilidade, equilíbrio e resistência, trabalhando de forma integrada toda a região corporal”, explicou Lorena.

BENEFÍCIOS DO FUNCIONAL

São muitos os benefícios da prática do treino funcional. Além da melhora no desenvolvimento de atividades realizadas no dia a dia e ajudar no emagrecimento, o treinamento funcional auxilia no ganho no condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória, perda de peso, maior flexibilidade corporal, funcionalidade unilateral dos membros superiores e inferiores, integração dos movimentos do corpo, aumenta a força, fortalecimento do core (músculos da região abdominal, lombar e pélvica), aprimora a postura, auxilia na diminuição de porcentagem de gordura no corpo, além de ser uma prática, que realiza um movimento conjunto de vários músculos, elevando o gasto calórico, ou seja, é boa opção para quem deseja perder peso.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!