Na última terça-feira, 09, teve início a campanha eleitoral para as eleições do Conselho Tutelar, que segue até o dia 08 de dezembro, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) com apoio da secretaria municipal de Assistência Social.
A votação para eleger suplentes acontecerá no dia 11 de dezembro (sábado) de 08h às 17h na Escola Municipal Josino Alvim e será por meio de voto secreto e facultativo pelos eleitores do município de Piumhi.
As eleições são abertas ao público e os interessados devem comparecer no local de votação levando título de eleitor e documento de identidade oficial com foto.
As pessoas inscritas já fizeram prova e inscrições, sendo que cinco deles estão entre os colocados para as vagas de suplentes. Elas realizaram as provas objetivas em outubro no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), sendo o resultado definitivo divulgado na data de 05 de novembro.
Entre os candidatos, por ordem de pontuação na prova objetiva, estão: Célia Lúcia Santos Silva, Neusa Aparecida Santos Silva, Gláucia Elorde Cândido, Karoline Mendes Silva e Regiane Maria da Silva Bernardes Pereira.
As suplentes serão convocadas de acordo com a ordem de votação.
COMO FUNCIONA O CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, integrante da Administração Pública Municipal, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente definidos na Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e Adolescente.
O Município de Piumhi possui um Conselho Tutelar, composto por cinco conselheiros titulares e cadastro de conselheiros suplentes. Os conselheiros suplentes substituem os titulares em caso de férias, exoneração e licenças.
São eleitos através do voto direto da comunidade, para um mandato de quatro anos, sendo permitida a candidatura para mandatos posteriores.