DECRETO COVID-19

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA CERIMÔNIA EM HOMENAGEM AOS DOADORES DE SANGUE

O dia Nacional do Doador de Sangue foi comemorado com uma cerimônia de entrega de certificados aos doares da cidade, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 25, no Cine Victor Agresta. Cerca de trinta pessoas estiveram presentes no local.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra esteve presente e ressaltou a conscientização das pessoas sobre aderirem à campanha de doação, que é simples e gratificante.

A profissional de referência na captação de doadores, Irani Melo, também destacou a importância dessa ação e na oportunidade, agradeceu aos presentes e todos os doadores da cidade. Atualmente cerca de 500 doadores estão cadastrados no município.

Em seguida, a médica Graciele Paiz fez uma palestra sobre a doação de sangue e discorreu sobre vários pontos desde a idade até os requisitos necessários para essa ação.

Aconteceu uma apresentação de voz e violão com artista João Victor e em seguida, a entrega dos diplomas para os homenageados.

O Hemominas confere diplomas nas categorias Azul: com 10 doações; bronze com 15 doações; prata com 25; ouro com 35 e diamante com 50.

Em Piumhi, cerca de dez pessoas receberam o diploma azul; cinco o de bronze e duas receberam o diploma prata.

Ao final, foi servido um coffee break para os presentes.

DOAÇÃO DE SANGUE

Durante a semana do doador de sangue, a prefeitura realizou uma campanha de conscientização nas redes sociais, enaltecendo os doadores que fazem parte do cronograma do município.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não apresentar nenhum sintoma gripal.

Pessoas com idade entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável legal (precisa estar presente no momento da doação e ficar durante todo o processo). Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. O doador não deve estar em jejum.

Para quem tomou a vacina contra Covid-19 a orientação é aguardar 48 horas no caso da CoronaVac e sete dias se tomou a vacina Oxford/AstraZeneca ou Pfizer.

Os voluntários que foram infectados pelo coronavírus e desejam doar, devem aguardar 30 dias após a recuperação.

Os interessados em se cadastrar podem se dirigir à secretaria de Saúde, à Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75 (segundo andar) e falar com a Irani. Telefone de contato 3371-9253

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!