Outubro já é conhecido, mundialmente, como o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.
Em Piumhi, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, lançará sua campanha, em parceria com a Amparo, nessa sexta, 1°, com uma carreata saindo da porta da secretaria de Saúde às 17:00h, percorrendo algumas ruas da cidade.
Na terça-feira, 05, será realizada uma palestra com o tema “Câncer de Mama: fatores de risco e prevenção” com as médicas ginecologistas e obstetras Ana Carolina Botelho Cardoso e Tainara Tavares Menchete, às 15:00h, no Cine Victor Agresta. No final, as participantes terão um momento de relaxamento com as terapeutas da Saúde da Mulher.
Durante o mês também haverá palestras nos PSFs em relação a esse assunto.
A coordenadora do Saúde da Mulher, Tassyane Tavares, explica que não há uma causa única para o câncer de mama. São diversos os fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros.
Em Piumhi, a coordenadora informou que são realizadas várias ações para a prevenção do câncer de mama e de útero, como a busca ativa de mulheres para realização de mamografia ou ultrassom de mama, exame de citopatologia do colo uterino (exame preventivo). “Esses exames de rastreamento são disponibilizados para todas as mulheres dentro da faixa etária e com fatores de risco, e, quando alterados, essas mulheres são encaminhadas para diagnóstico e início do tratamento”, destacou Tassyane.