DECRETO COVID-19

SAÚDE DA MULHER IRÁ REALIZAR ENCONTRO DE GESTANTES

No dia 10 de agosto, a secretaria municipal de Saúde através da Saúde da Mulher irá realizar um encontro com as gestantes do município, na sede da Saúde da Mulher de 15h às 16h30. As gestantes interessadas podem fazer suas inscrições pelo telefone (37) 3371-9260. As vagas são limitadas, devido o protocolo de segurança.

O evento contará com uma roda de conversa com a ginecologista/obstetra Ana Carolina Botelho, em seguida haverá um relaxamento com as terapeutas holísticas Elaine Ferreira e Karyne. Haverá ainda um sorteio de brindes para as participantes.

Para a idealizadora do evento, Tassyane Tavares, esse grupo de gestantes vem possibilitando uma troca de experiências e conhecimentos das informações sobre as diferentes vivências que devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde, sendo a melhor forma de promover a compreensão do processo de pré-natal.

Ainda de acordo com ela, os grupos são desenvolvidos com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a aderência das gestantes aos hábitos considerados mais adequados, diminuir a ansiedade e compreender de forma mais clara os sentimentos que surgem nesse período, além de permitir a aproximação entre profissionais e família e contribuírem para o oferecimento de assistência humanizada.

Projeto Florescer

A gestação é um momento único que envolve a família, traz alegrias e muitas dúvidas ocasionadas pelas mudanças biológicas, psicológicas e sociais que cercam o processo de maternidade.

Para isso, criou-se o projeto Florescer, no qual faz-se necessário que os profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento pré-natal, atuem como mensageiros aptos a sanar as dúvidas decorrentes da gestação fortalecendo os vínculos familiares.

Trabalhar com atividades educativas com grupo de gestantes fortalece a importância do acompanhamento e da adesão ao pré-natal, além de auxiliar a gestante e família na compreensão do processo gestacional, parto e cuidados com o recém-nascido, atuando em ações de promoção e prevenção da saúde.

Atuar em grupos operativos também ajuda a gestante e família na quebra de tabus e fortalecimento do vínculo materno infantil, proporcionando maior tranquilidade nessa fase importante da vida familiar, permitindo a ela expressar seus medos, anseios e expectativas, proporcionando aprendizagem, troca de experiências.

A implantação de um curso para gestantes no município contribui positivamente nas ações de saúde das mulheres em acompanhamento pré-natal oferecendo uma assistência integral, aumentando o impacto positivo nos indicadores da saúde da mulher, diminuindo o número de óbito materno infantil.

Chá de bênçãos

Outra ação desenvolvida pela Saúde da Mulher é o chá de bênçãos, que acontece no próximo dia 18 de agosto. Conforme a hora do parto se aproxima, é normal que a grávida fique ansiosa, com medo e até duvide de sua capacidade de colocar uma nova vida no mundo. Para fortalecer e acolher as gestantes nesse momento que antecede a chegada do bebê, muitas delas têm recebido o Chá de Bênçãos, uma celebração que surgiu entre círculos de mulheres, como forma de apoiar aquelas que estavam se preparando para um parto normal.

Quando as 38 semanas se aproximam, as mulheres começam a se perguntar se seu corpo vai dar conta ou não, se serão capazes de realizar o parto que sonham e também surge uma pressão externa, da família e do marido.  Isso não quer dizer que aquelas que optaram pela cesárea não podem celebrar. A ideia é deixar a futura mãe mais segura, confiante e tranquila, independente da via de parto escolhida.

O Chá de Bênçãos não é um evento religioso. O essencial é que a futura mãe se reúna com outras mulheres de seu círculo familiar e de amizade para se fortalecer. Tudo é feito para que a grávida receba apoio, se entregue ao carinho e possa encontrar a sua força. É como se ela recebesse um incentivo para essa etapa final, como se estivesse na última etapa da subida de uma montanha.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!