DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

SAÚDE DA MULHER IRÁ REALIZAR ENCONTRO DE GESTANTES

No dia 10 de agosto, a secretaria municipal de Saúde através da Saúde da Mulher irá realizar um encontro com as gestantes do município, na sede da Saúde da Mulher de 15h às 16h30. As gestantes interessadas podem fazer suas inscrições pelo telefone (37) 3371-9260. As vagas são limitadas, devido o protocolo de segurança.

O evento contará com uma roda de conversa com a ginecologista/obstetra Ana Carolina Botelho, em seguida haverá um relaxamento com as terapeutas holísticas Elaine Ferreira e Karyne. Haverá ainda um sorteio de brindes para as participantes.

Para a idealizadora do evento, Tassyane Tavares, esse grupo de gestantes vem possibilitando uma troca de experiências e conhecimentos das informações sobre as diferentes vivências que devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde, sendo a melhor forma de promover a compreensão do processo de pré-natal.

Ainda de acordo com ela, os grupos são desenvolvidos com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a aderência das gestantes aos hábitos considerados mais adequados, diminuir a ansiedade e compreender de forma mais clara os sentimentos que surgem nesse período, além de permitir a aproximação entre profissionais e família e contribuírem para o oferecimento de assistência humanizada.

Projeto Florescer

A gestação é um momento único que envolve a família, traz alegrias e muitas dúvidas ocasionadas pelas mudanças biológicas, psicológicas e sociais que cercam o processo de maternidade.

Para isso, criou-se o projeto Florescer, no qual faz-se necessário que os profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento pré-natal, atuem como mensageiros aptos a sanar as dúvidas decorrentes da gestação fortalecendo os vínculos familiares.

Trabalhar com atividades educativas com grupo de gestantes fortalece a importância do acompanhamento e da adesão ao pré-natal, além de auxiliar a gestante e família na compreensão do processo gestacional, parto e cuidados com o recém-nascido, atuando em ações de promoção e prevenção da saúde.

Atuar em grupos operativos também ajuda a gestante e família na quebra de tabus e fortalecimento do vínculo materno infantil, proporcionando maior tranquilidade nessa fase importante da vida familiar, permitindo a ela expressar seus medos, anseios e expectativas, proporcionando aprendizagem, troca de experiências.

A implantação de um curso para gestantes no município contribui positivamente nas ações de saúde das mulheres em acompanhamento pré-natal oferecendo uma assistência integral, aumentando o impacto positivo nos indicadores da saúde da mulher, diminuindo o número de óbito materno infantil.

Chá de bênçãos

Outra ação desenvolvida pela Saúde da Mulher é o chá de bênçãos, que acontece no próximo dia 18 de agosto. Conforme a hora do parto se aproxima, é normal que a grávida fique ansiosa, com medo e até duvide de sua capacidade de colocar uma nova vida no mundo. Para fortalecer e acolher as gestantes nesse momento que antecede a chegada do bebê, muitas delas têm recebido o Chá de Bênçãos, uma celebração que surgiu entre círculos de mulheres, como forma de apoiar aquelas que estavam se preparando para um parto normal.

Quando as 38 semanas se aproximam, as mulheres começam a se perguntar se seu corpo vai dar conta ou não, se serão capazes de realizar o parto que sonham e também surge uma pressão externa, da família e do marido.  Isso não quer dizer que aquelas que optaram pela cesárea não podem celebrar. A ideia é deixar a futura mãe mais segura, confiante e tranquila, independente da via de parto escolhida.

O Chá de Bênçãos não é um evento religioso. O essencial é que a futura mãe se reúna com outras mulheres de seu círculo familiar e de amizade para se fortalecer. Tudo é feito para que a grávida receba apoio, se entregue ao carinho e possa encontrar a sua força. É como se ela recebesse um incentivo para essa etapa final, como se estivesse na última etapa da subida de uma montanha.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.online
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.online
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.online

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)