REPRESENTANTES DO CREAS DE PIUMHI PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE POPULAÇÃO DE RUA

No dia 29 de junho, foi realizado um evento sobre população de rua na cidade de Passos. O encontro coordenado pela diretoria regional de Desenvolvimento Social aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG).
Estiveram presentes técnicos que atuam no Serviço de Abordagem Social da Política de Assistência Social das cidades de Piumhi, Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Cássia, Monte Santo de Minas e Passos – que possuem o equipamento de Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CREAS/POP) bem como Capitólio – que possui equipe de referência do PSE (Proteção Social Especial) no órgão gestor.
Durante o encontro, o palestrante, Rafael Henrique Roquette Andrade, expôs sobre a importância e a necessidade de uma boa abordagem social. Na oportunidade, foi discutida a transcendência da criação e do fortalecimento de vínculos com os usuários bem como a necessidade do trabalho em rede, com o propósito de garantir um resultado eficaz.
Rafael também falou sobre os eixos norteadores da abordagem social, sendo eles a proteção social proativa; ética e respeito à dignidade; diversidade e não discriminação; acesso aos direitos socioassistenciais e construção de autonomia; construção gradativa de vínculo de confiança com os sujeitos, a rede e o território; respeito à singularidade e autonomia na reconstrução de trajetórias de vida; trabalho em rede e Relação com a cidade e a realidade do território.
A palestrante, Luiza Mara da Silva, que também esteve presente, discorreu sobre os Eixos do Plano Estadual. Lembrando que a pessoa em situação de rua é o centro da rede e que sua demanda pode ser compartilhada com os outros equipamentos do território, como por exemplo: CREAS, CRAS, CENTRO POP, Ministério Público, abrigos, Oscs (Ongs), educação, esporte, cultura, lazer, emprego, renda, rede hospitalar, Samu, saúde mental e Conselhos. Luiza deixou claro que a moradia é de suma importância, sendo que a adoção de ações é a primeira etapa da política de atendimento a pessoas em situação de rua.
Finalizando, a palestrante trouxe alguns estudos de casos reais para os participantes, sendo esses imprescindíveis para a formação e a atuação dos presentes autores da abordagem social.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!