No último dia 31 de março, aconteceu a apresentação do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados, Tratamento e Prevenção do Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras drogas, no município de Passos.
De Piumhi, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa e a diretora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Neliane Silva.
O evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SUBPOD) teve como público alvo os representantes municipais da política sobre drogas e a rede complementar de atendimento ao álcool e outras drogas.
A pauta em questão foi apresentada pela subsecretária de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Soraya Romina.
OBJETIVO DO PLANO
O plano, que foi lançado no ano de 2021, tem como objetivo ser um instrumento de orientação, reunindo as diretrizes que devem ser observadas durante o planejamento e execução das políticas locais sobre drogas. A intenção é que o documento estimule os municípios, fazendo com que o tema da prevenção seja trabalhado como uma prioridade no território mineiro.
Esse projeto reúne conceitos, marcos legais, diretrizes, objetivos e um conjunto de estratégias e intervenções no campo da prevenção às drogas, nos seus diferentes níveis, com vistas a induzir as políticas de cuidados e tratamento e prevenção junto aos 853 municípios de Minas Gerais. O foco está no fortalecimento dos fatores de proteção do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, especialmente em atenção às crianças, adolescentes e jovens.
Para a secretária de Assistência Social, o plano apresentado foi de grande importância, pois os serviços ofertados pela assistência social visam garantir os direitos humanos e a redução dos danos causados pelas drogas, além de promover a saúde e a cidadania, sem discriminação.