DECRETO COVID-19

PSFs PROSSEGUEM COM ATENDIMENTO NOTURNO EM JUNHO

Para atender melhor a população, a prefeitura iniciou uma ação,  através da secretaria municipal de Saúde, ampliando os atendimentos nas unidades de Saúde e inserindo horários noturnos em duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), atendendo até as 21h, desde o mês de abril e que prosseguem durante este mês.

Conforme informou a diretora de Atenção Primária, Kátia Soares, os Programas de Saúde da Família (PSFs) continuam em atendimento especial para atender a população.  E, com o aumento do número de infectados no município, esse atendimento tem sido priorizado pela equipe de Saúde, buscando desafogar a Santa Casa de Misericórdia e evitando aglomerações em horários normais.

Ainda segundo ela, todas as unidades trabalham com a equipe mínima: uma enfermeira (coordenadora), um médico, duas técnicas de Enfermagem, uma recepcionista e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O cronograma de horário dessas unidades ficou estabelecido das 07h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e, com a pandemia, a equipe está com um fluxograma com atendimentos especiais evitando aglomerações e contágios de Covid-19.

No período da manhã das 07h às 11h são realizados atendimentos para outras patologias, crianças, idosos, gestantes, entre outras. De 13h as 17h, atendimento exclusivo para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, estes são específicos para atendimentos como os testes rápidos (swab e imunocromatográfico de anticorpos – IgG e IgM), além da distribuição de medicamentos para o tratamento e prevenção da Covid.

“Nesta época de pandemia, estendemos os atendimentos que seriam os noturnos; para isso, estamos com as duas Unidades Básicas de Saúde, nos horários das 17h às 21h atendimentos noturnos exclusivos, para atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, atendendo todas as demandas da unidade e dos outros PSFs”, explicou.

Para atender toda população, ficou estabelecido que na UBS João Guilherme Alves, ocorrem os atendimentos para o público do PSF João Guilherme Alves “Tó”, Chico Neca (rural), Bossuet Costa, Inhô Firmino, Joaquim Terra, José Martins de Faria e Maria Rezende. Já na UBS José Goulart, são atendidos os pacientes dos PSFs Totonha Tomé, Dona Tina e Sudário dos Santos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!