PSFS IRÃO ATENDER CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE COVID-19 NO PERÍODO DA TARDE

A partir desta segunda, 22, o horário de atendimento dos PSFs passou por uma modificação, devido ao aumento do fluxo de pessoas dentro dessas unidades nos últimos meses.
Segundo o diretor do departamento de Atenção à Saúde, Adel Tavares Silva, essa mudança tem como objetivo organizar os atendimentos e garantir a segurança dos usuários de forma que um paciente que tenha testado positivo não entre em contato com outras pessoas que estão na unidade, colocando tanto os profissionais, quanto os usuários em risco. “Está havendo uma demanda muito grande nos PSFs, e, com isso, um acúmulo de pessoas nesses locais durante todo o dia”.
No período da manhã, entre 07h e 12h, os PSFs estarão destinados aos atendimentos da população que não apresentem sintomas ou tenham testado positivo para o Covid-19, sendo, preferencialmente, feito agendamentos por telefone.
Ainda nesses horários, haverá o atendimento a pacientes que façam uso de medicamentos contínuos. Já para aqueles que precisam de renovação de receitas, o atendimento pode ser feito, a princípio, por telefone, sendo que o paciente possui o prontuário completo nas unidades de Saúde.
A equipe da secretaria de Saúde explicou que vai estipular um dia específico, no período da manhã, para atendimento de gestantes nessas unidades.
As atividades domiciliares serão suspensas no momento, sendo feitas somente aquelas mais importantes aos pacientes acamados e com maior vulnerabilidade.
Possivelmente, nos próximos dias, a equipe também irá organizar os atendimentos de enfermagem, odontológico, médico e psicológico, que se estenderão até as 19h em um dia da semana.
No período da tarde, entre as 13h e 17h, os atendimentos serão disponibilizados para o atendimento e agendamento de casos suspeitos e confirmados (Covid-19).
A secretária municipal de saúde, Rosângela Terra, ressaltou que a mudança desse horário tem como objetivo, além de evitar aglomeração nas unidades de Saúde, que as pessoas se desloquem sem necessidade para esses locais durante o dia.
Outra medida será também a contratação de três novos médicos que atenderão de 17h as 21h nos PSF’s Dona Tina e Inhô Firmino, além de haver um rodízio nas outras unidades.
Rosângela ressaltou que se a pessoa apresentar um caso mais grave deve encaminhar-se para atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, pois os PSFs servem apenas para atendimentos básicos.
AUMENTO DE VAGAS DE LEITOS DE UTI NA REGIÃO
Reunidos na noite de sexta-feira, 19, na Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, a secretária de Saúde e profissionais da Santa Casa que trabalham na linha de frente do Covid, alertaram a população sobre o aumento dos casos de contágio nas últimas semanas e a falta de leitos para pacientes no hospital.
A fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia, Ivana Mara de Oliveira Rezende, citou que além da média atual ser de 40 pacientes internados na unidade de terapia intensiva, ainda existe a falta de recurso humano, pois grande parte dos profissionais está se afastando devido ao cansaço. No setor de enfermaria, 64% dos leitos estão ocupados, o que corresponde a 29 pessoas tratando a doença, num total de 45 leitos.
Na ocasião, a secretária de Saúde alertou sobre os procedimentos que devem ser obedecidos na Onda Roxa tentando evitar que haja um colapso na Saúde em Piumhi e região, e disse que a prefeitura tem feito uma fiscalização constante nos estabelecimentos para conter aglomeração e o não cumprimento do decreto.
Ainda segundo ela, a vacinação no município está acontecendo normalmente, mas é importante que as pessoas saibam que a vacina é um imunizante para proteger-se de complicações e não evoluir para um estágio mais grave da doença. “Dessa forma é necessário continuar tomando os cuidados, usando máscara, álcool gel e tendo distanciamento social”.
Até o momento já foram vacinados idosos de 82, 81 e metade de 80 anos. Com essa nova remessa que chegou na manhã de segunda, ou seja, 900 vacinas, a secretária acredita que termine os idosos de cinco PSFs que não receberam a dose e segue para a faixa etária de 79 a 75 anos de idade.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!