DECRETO COVID-19

PROJETO SAÚDE EM AÇÃO SERÁ IMPLANTADO NO MUNICÍPIO NA SEXTA-FEIRA, 22

O projeto Saúde em Ação será implantado na sexta-feira, 22, através da secretaria municipal de Saúde. O lançamento do projeto acontecerá no Cine Victor Agresta a partir das 9h. A abertura será feita pelo prefeito, Paulo César Vaz,  e a secretaria municipal de Saúde, Rosângela Terra. Em seguida, haverá ginástica na cadeira, uma palestra sobre a importância do exercício físico no processo de perda de peso, com o profissional Ricardo Soares de Souza. E para finalizar, as nutricionistas Haline Reis, Karyne Rodrigues, Thaís Ferreira de Melo Silva falarão sobre a combinação dos alimentos no processo de emagrecimento.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (E-NASF), Marisa de Fátima Ferreira, tem-se observado o aumento de casos de sobrepeso e obesidade e, consequentemente, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

Por esse motivo, o projeto tem como principal ação auxiliar os usuários no controle de comorbidades crônicas não transmissíveis, através da reeducação alimentar e prática regular de atividade física, pois quando se consegue diminuir o índice de obesidade, diminui-se também o índice dessas doenças,  que ocorrem,  em sua maioria, devido a uma má alimentação e sedentarismo.

O paciente interessado a participar do projeto deverá procurar o Programa Saúde da Família (PSF) onde é cadastrado e fazer sua inscrição. Em seguida, passará por uma avaliação antropométrica e nutricional, onde receberá um plano alimentar individualizado de acordo com as necessidades e orientações nutricionais, com acompanhamento mensal. Após a avaliação nutricional, os pacientes serão encaminhados para avaliação física e depois para os grupos de atividade física com frequência de duas vezes por semana.

Marisa explicou que o projeto também conta com outros profissionais, como psicólogos, endocrinologista, fisioterapeutas, caso seja a necessidade do usuário. Tendo ainda o acompanhamento durante seis meses e, após este período,  serão reavaliados novamente para comparação do quadro de saúde, antes e depois do projeto.

O projeto tem à sua frente secretária municipal de saúde, Rosângela Terra, a coordenadora do E-NASF, Marisa de Fátima Ferreira, pela referência técnica na promoção da saúde, Gabriela Aparecida Araújo e a diretora da atenção primária Kátia Aparecida Soares, sendo executado pelos profissionais da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (ENASF-AB).

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!